Home » Liderança » 3 bases importantes para desenvolver sua liderança

3 bases importantes para desenvolver sua liderança

Ao se colocar em uma posição de liderança, seja como responsável por um projeto, como chefe de uma empresa ou como pai ou mãe de família, é importante estar preparado!

Liderança

Fale o que acredita

Um dos itens mais tratados em estudos sobre liderança é a importância do exemplo. As pessoas de influência são mal vistas quando “descobertas” agindo de forma contrária às suas colocações.

Quando se encontrar em uma posição de influência (seja ela formal ou não), você será constantemente analisado e avaliado pelas pessoas ao seu redor. Mesmo que  inconscientemente, elas estarão atentas às suas atitudes e irão perceber quando as suas ações contrariarem as suas palavras.

E, assim que isso acontecer, você começará a perder a confiança delas.

Na posição de líder, é importante que você procure agir conforme fala. Você só saberá fazer isso bem se acreditar de verdade em suas ideias.

Como disse Abraham Lincoln: “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar a todas por todo o tempo”.

Acreditar no que fala não só te ajuda a ser congruente (mesmo quando não está atento), mas também te fornece subsídios para explicar os “porquês”, ser convincente de verdade, ser eficaz na liderança.

Desenvolva suas ideias

Existem duas formas de fortalecer suas ideias: a teoria e a prática. Se tudo o que você tem são pensamentos em sua cabeça, é importante fortalecê-los através de  embasamentos teóricos e práticos.

O seu modelo de liderança e as suas ideias serão questionados pelos outros. É importante que você se questione antes, de forma a garantir que estará preparado para esses momentos.

Estude, leia, pesquise os temas relacionados às suas ideias. Busque aplicá-los na prática e avalie os resultados. Não tenha medo de cometer erros! Quanto mais conhecimento você tiver sobre suas crenças, mais apto estará para transmiti-las e mais autoconfiante se sentirá.

Se você não pensar por você, alguém irá. E esse alguém não será imparcial, mas direcionado para o que ele acredita, ou o que ele quer que você acredite.

Sem autoconfiança você não conseguirá defender sua posição por muito tempo.

Ouça com serenidade

Existem dois extremos de pessoas que vale a pena identificarmos aqui: em uma ponta, as manipuláveis, e na outra, as teimosas.

As pessoas manipuláveis deixam suas opiniões flutuarem ao sabor do vento das opiniões dos outros. Não possuem ideias firmes, embasadas, e normalmente têm baixa autoconfiança. As pessoas teimosas, por outro lado, podem possuir autoconfiança exagerada, a ponto de ignorarem por completo as opiniões alheias, principalmente aquelas que vão de encontro às suas.

Normalmente o equilíbrio é o mais indicado, e nesse caso não é diferente. É importante garantir que você possua uma boa base para defender aquilo em que acredita, apoiada em fundamentos teóricos e práticos. Essa base permitirá que suas ideias sejam sólidas e menos volúveis.

E é importante também estar aberto a novas ideias e a novos questionamentos, permitindo-se aprender com as experiências e conhecimentos alheios.

Dê atenção ao que os outros falam, questione-se sobre formas diferentes de analisar uma situação; faça-o, porém, de forma serena. Parta do princípio de que você sabe, mas leve em consideração e aprofunde a opinião do outro. Não tenha pressa em mudar sua opinião, sua visão, mas não deixe de avaliar os questionamentos no longo prazo.

O que mais você considera relevante para desenvolver a liderança?

Comente!

Posted in Liderança and tagged as ,