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A importância de conhecer sua equipe

No mundo interdependente em que vivemos, todos podemos, de alguma forma, ser líderes onde atuamos. Para ser um bom líder é importante ser autêntico e conhecer bem a sua equipe!

A importância de conhecer sua equipe

Independente da função exercida no seu trabalho, você sempre pode ser um líder. Quando se fala em liderança rapidamente pensamos em chefe, em hierarquia. O líder, no entanto, não necessita de uma função formal. Se você coordena algum projeto, se você possui um profundo conhecimento técnico, se você é pai ou mãe, se as pessoas dependem de você, você pode escolher agir como um líder.

Confiar

Um dos pontos mais importantes da relação de liderança é a confiança. Ela é a base para qualquer relacionamento. Se você conseguir alcançar um ótimo nível de confiança com a sua equipe, terá percorrido a maior parte do caminho para atingir grandes resultados!

É impossível, no entanto, conquistar a confiança de alguém passando-se por outro, tentando enganar, fingindo. Como disse Abraham Lincoln: “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar a todas por todo o tempo”. Se você não for verdadeiramente autêntico, será rapidamente “desmascarado”, e o seu relacionamento de confiança irá por água abaixo.

É importante, então, ser verdadeiramente autêntico. No entanto, apenas ser autêntico não é suficiente. Se a sua transparência mostrar uma pessoa egoísta, que não se importa com outros, focada apenas em dinheiro e mais dinheiro, o “ser autêntico” não irá te servir de nada.

Por isso, o “ser líder” começa dentro de voc~e mesmo. Somente uma boa pessoa pode ser um bom líder. Além de ser honesto, justo, correto, com bons princípios, etc., é importante que o líder se importe verdadeiramente com sua equipe.

Se importar

Conheço pessoas que acham que se importar verdadeiramente é fornecer um salário suficiente e bônus por resultados. Isso é somente o básico. Isso é o nível 1.

Um líder que realmente se importa com sua equipe dá 100% de importância para a equipe assim como dá 100% de importância para seus objetivos. Veja que não é um 50% / 50%, mas 100% / 100%!

Se importar de verdade é, por exemplo, ajudar um membro da equipe a se recolocar no mercado caso o líder acredite, de verdade, que essa pessoa poderá se desenvolver melhor fora da empresa, mesmo que ela esteja trazendo bons resultados! Isso é se importar de verdade.Só um verdadeiro líder é capaz de tomar tal atitude!

Veja bem, não estou dizendo que o líder deve se importar somente com o colaborador. Estou dizendo que o pensamento deve ser 100% / 100% (colaborador/empresa). É possível que isso leve o líder a situações pontuais que sejam difíceis (como “perder” um bom colaborador), mas que trarão resultados muito mais positivos no longo prazo, relacionados tanto à confiança da sua equipe, como do próprio colaborador que saiu (e que pode um dia voltar, ou servir como ótima referência tanto para o líder como para a empresa).

Conhecer

Para se importar de verdade, é extremamente necessário que você conheça muito bem sua equipe. O papel de líder é carregado de enormes responsabilidades. O líder conhece os problemas de cada membro da sua equipe, conhece seus desejos, conhece suas ambições. O líder não só conhece cada um individualmente, como age no limite de sua competência para ajuda-los!

Você conhece sua equipe de verdade?

  • Você sabe o que cada um gosta de fazer?
  • Você sabe quais são os sonhos de cada um?
  • Você sabe o que cada um pensa sobre a empresa?
  • Você sabe o que cada um pensa sobre seus companheiros?
  • Você sabe o que realmente incomoda cada um?
  • Você sabe o que impede cada um de trabalhar 100%?
  • Você sabe como pode ajudar cada um a crescer?

E você age?

“O sucesso do líder é medido pelo crescimento dos seus liderados.”

Você se considera um verdadeiro líder?

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