Home » Liderança » Motivar uma equipe

Motivar uma equipe

Em algum momento da vida profissional, todos lidamos com essa questão: como motivar uma equipe? Nesse artigo descrevo 5 principais ações práticas que você pode tomar para garantir um alto nível de motivação no seu grupo!

motivar uma equipe


É possível que você não seja chefe e nem tenha pessoas sob sua responsabilidade, mas pode ser responsável por algum projeto especial onde estará reunido com um grupo de colaboradores e terá também que motivar uma equipe para garantir que o projeto siga até o fim na forma desejada.

A tarefa de motivar uma equipe não está restrita apenas a situações profissionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, é muito comum encontrar pais auxiliando como treinador do time dos filhos. Também aqui é importante que se crie motivação, para garantir tanto bons resultados como, nesse caso, que os “mini-jogadores” gostem do que estiverem fazendo!

Seguem então, abaixo, 5 ótimas ações práticas que você pode tomar para motivar uma equipe qualquer:

1 – Crie uma visão

Esse é o ponto mais importante de todos! Antes de se conversar sobre estratégia, sobre execução, sobre o caminho, é importante deixar bem claro onde se deseja chegar. Como já escrevi no artigo “Ame seu trabalho – 5 atitudes para você não passar a semana pensando no final de semana”, não adianta nada se esforçar muito e acabar chegando ao lugar errado.

A principal forma de se motivar uma equipe, e que acaba gerando um alto nível de produtividade, é ter muito bem definido onde se deseja chegar!

Dois itens devem ser levados em consideração, no entanto. Primeiro: não adianta criar uma visão e “jogá-la” para seu time seguir. É importante que esta visão seja criada junto com todos. Para motivar uma equipe, todos têm que se sentir criadores do objetivo.

Em segundo lugar, deve-se garantir que a visão seja motivadora! Grandes sonhos empolgam muito mais do que pequenos objetivos. Sonhos são o melhor combustível para motivar uma equipe. Garanta que todos estão sonhando o mesmo sonho, criado juntos, e a motivação virá facilmente.

Para criar uma boa visão é importante não deixar o como te limitar. Como explico em “Como sonhar como os grandes?”, não se deve limitar o futuro pelo que se sabe hoje, no presente.

2 – Mantenha sempre fresca a visão do time!

A visão criada pela equipe deve estar sempre fresca na memória. O ser humano se esquece muito fácil de seus objetivos. É por isso que as intenções de ano novo não duram nem um mês. Para motivar uma equipe, não deixe que seus colaboradores se esqueçam da visão criada!

Há também um outro ponto importante: quando você está pensando em comprar um carro você passa a ver muito mais carros desse modelo na rua. A visão funciona da mesma forma. Se a visão estiver fresca na mente de todos os membros do grupo, eles estarão sempre abertos para as oportunidades que aparecerem. E começarão a ver cada vez mais oportunidades!

3 – Faça um acompanhamento periódico para alinhar as expectativas

Não adianta tentar motivar uma equipe com apenas uma reunião. A motivação é algo contínuo, que deve ser realizado periodicamente. Manter as expectativas alinhadas é importante para garantir que as prioridades estejam sendo respeitadas. Além disso, as reuniões periódicas servirão para garantir que a visão esteja muito bem clara e fresca na mente de cada membro do time.

4 – Crie indicadores para acompanhar o desenvolvimento

Esse é um item muitas vezes ignorado, mas muito importante. Para motivar uma equipe, é importante identificar se ela está caminhando para frente. Além disso, somente com indicadores será possível saber se as ações que estão sendo tomadas estão aproximando ou distanciando a equipe do objetivo.

Pense em um piloto de avião. São milhões de variáveis sendo levadas em consideração, todas elas mostradas no painel de controle. A partir dali o piloto consegue identificar tudo o que está acontecendo com o avião. Ele sabe se deve subir ou descer, acelerar ou frear.

Gráficos são ótimos modelos para motivar uma equipe. Para saber como montar um bom gráfico motivacional leia o artigo “Mantenha a motivação!”.

5 – Comece confiando

Um bom time é composto de bons membros. A melhor forma de se trabalhar bem em time é garantir um ótimo nível interno de confiança. Para motivar uma equipe, comece confiando em cada um de seus membros. Ao sentir que você confia neles, cada um começará aos poucos a sentir o peso da responsabilidade que vem com a confiança!

Se você identificar que existe algum colaborador se aproveitando da sua confiança, é importante conversar com ele e, se for necessário, cortá-lo do time.

 

Bons líderes sabem que para começar a motivar uma equipe devem ser transparentes e honestos. O início de toda motivação, então, está dentro de você!

Que outras dicas você conhece que podem ajudar a motivar uma equipe?

Comente!

Posted in Liderança and tagged as , , ,