Home » Liderança » O lado negro do Poder

O lado negro do Poder

Para o líder de verdade, o poder é uma tentação a ser vencida continuamente. No caminho para a liderança, é importante avaliar como você está utilizando o poder que tem.

O lado negro do Poder

Lembro-me de uma situação que ocorria frequentemente em uma empresa onde trabalhei. Ficávamos na mesma sala eu, quatro colegas e o chefe. O ar condicionado da sala não havia sido bem projetado e acabava esfriando muito uma área específica onde ficávamos eu e mais dois funcionários.

Ocorria, algumas vezes, de o nosso chefe, ao ficar com calor, ligar o ar condicionado na potência máxima com a temperatura mínima. Quando percebia que alguém (eu ou um de meus colegas) havia reduzido a força do ar condicionado ou aumentado a temperatura, ele simplesmente nos dava uma bronca, mandando que não mexêssemos no aparelho, e voltava a temperatura e a potência para o nível anteriormente definido por ele.

Lembro-me também de uma outra situação ocorrida com outro chefe. Estávamos todos sentados na sala de reunião com os laptops ligados, aguardando-o chegar para começarmos a reunião. Passado um tempo ele apareceu na porta questionando o porque de estarmos naquela sala de reunião, e não na outra.

Tentamos argumentar que não fazia diferença já que nenhuma das duas salas estava reservada, mas o chefe não quis ouvir e tivemos que simplesmente nos mudar porque ele queria a reunião na outra sala.

Os dois chefes das histórias acima eram ótimas pessoas e não agiam daquela forma por mal. É possível inclusive que eles tivessem razões pessoais para agir como agiam (necessidade de reafirmar o poder, por exemplo). O problema é que eles não estavam atentos às suas atitudes e isso acabava gerando situações negativas (e memoráveis!).

O chefe e o líder

O chefe e o líder, que nem sempre são a mesma pessoa, possuem diferentes tipos de poder. O poder do chefe existe devido à posição que ocupa. Por ser o chefe, ele é capaz de impor sua vontade através da sua posição hierárquica. Seus funcionários devem respeitá-lo ou poderão ser demitidos.

O líder, por outro lado, não possui necessariamente uma posição que lhe dê poder. Sua influência é conquistada através da admiração de seus liderados. O ideal, no melhor dos casos, é que o chefe possua as qualidades necessárias para ser líder e consegua direcionar sua equipe sem precisar impor-lhe seu poder.

Tanto o chefe quanto o líder devem estar atentos para o que o poder pode fazer com eles. É sabido que a tentação do poder corrompe os Homens. Quanto mais poder você tiver à sua disposição, mais fortes serão as tentações. É importante aprender, então, desde cedo, a não abusar do poder.

Grandes poderes…

Como escreveu Stan Lee, em o Homem Aranha: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Quanto mais poder você tiver, mais vidas você poderá afetar, mais extremas poderão ser as consequências de suas ações.

Um garoto de 12 anos não possui grandes responsabilidades, sendo, portanto, bastante limitada as consequências de suas ações sobre terceiros. Um pai de família, por sua vez, possui uma enorme influência sobre as vidas de seus filhos. Já o presidente de um país tem o poder de influenciar a vida de toda uma nação.

O garoto de 12 anos não precisa pensar muito sobre suas ações, enquanto que o pai de família deve estar sempre atento aos exemplos que irá passar aos seus filhos. O presidente de um país deve levar em consideração infinitas variáveis para cada passo que for tomar.

Quando chefe, você possui responsabilidades sobre as pessoas que trabalham para você. Estou falando de vidas. Você pode ser chefe de uma equipe simples com 4 funcionários, ou talvez de complexos níveis hierárquicos, com 500 funcionários por exemplo. Quanto maior seu poder, maior sua responsabilidade.

Sendo chefe ou líder, você deve estar continuamente atento em como está utilizando o poder que possui:

  • Como chefe, você deve constantemente avaliar se não está utilizando sua posição para o seu próprio bem, em detrimento de seus funcionários. Pense se você agiria da mesma forma com alguém que não estivesse hierarquicamente abaixo de você, ou até com seu chefe. Avalie o quanto realmente conhece sua equipe.
  • Como líder, tenha sempre cuidado em como está interferindo na vida das outras pessoas. Por ter conquistado a admiração daqueles a quem lidera, suas ações e seus exemplos servem de referência, podendo mudar a direção da vida de seus liderados.

Você já teve um chefe que abusava de sua posição?

Comente!

Posted in Liderança and tagged as , ,