Home » Outros » 9 passos para atingir seus objetivos de ano novo!

9 passos para atingir seus objetivos de ano novo!

25% das pessoas abandonam as resoluções de ano novo em 1 semana! 60% abandonam em até 6 meses! Na média uma pessoa faz a mesma resolução de ano novo em 10 diferentes anos sem sucesso! O que acha de fazer diferente dessa vez?

objetivos de ano novo

Realizar sonhos não é fácil. As principais razões para as resoluções de ano novo não serem alcançadas estão relacionadas à dificuldade em defini-las, planejá-las, acompanhá-las e priorizá-las.

No início de 2013 defini diversos objetivos que gostaria de alcançar. Foram 12 meses de revolução, os mais marcantes que já tive em toda a minha vida. Me casei, iniciei o blog, fiz diversos cursos, larguei meu emprego, me tornei consultor financeiro (pessoal e de empresas), comecei a dar palestras, me tornei instrutor do Empretec, me tornei sócio de duas ótimas empresas…

Os 9 passos que enumero a seguir descrevem o que fiz esse ano para alcançar meus objetivos. Acredito serem eles grandes facilitadores para que também você realize seus sonhos e seus objetivos de ano novo!

1o passo: Entenda as verdadeiras razões do seu objetivo.

É importante entender bem onde seu objetivo vai te levar e o que vai acontecer se não alcançá-lo. Aqui eu sugiro reservar um tempo para escrever o mais detalhado possível como você se sentirá ao alcançar seu objetivo e também quais serão as consequências negativas de não alcançá-lo, onde irá “doer”. Tente visualizar as duas situações bem claramente e descreva o melhor que puder uma e outa bem como seus sentimentos em relação a elas.

2o passo: Definir uma meta S.M.A.R.T.

Uma das principais dificuldades em se atingir objetivos é não saber definir metas. Uma meta para ser boa deve ser S.M.A.R.T.:

  • Specific: a meta deve ser específica. “Escrever um livro” é uma meta muito abrangente. Uma meta específica seria “escrever um livro sobre como enfrentar seus medos”.
  • Measurable: a meta deve ser mensurável. Não adianta dizer: vou emagrecer. Se emagrecer 500 gramas, está bom? Ou 2kg? Ou 10kg? Se a meta for “emagrecer 10kg”, você irá poder definir facilmente se a atingiu ou não.
  • Attainable: a meta deve ser alcançável para que você não perca a motivação por não acreditar que é possível. Deve-se tomar bastante cuidado com essa classificação para não acabar limitando o futuro pelo que sabe hoje.
  • Relevant: sua meta deve ser relevante para você. Se for algo que não o motive o suficiente, você dificilmente terá a disciplina necessária para alcançá-la.
  • Time-bound: defina uma data final. Meta sem prazo é apenas sonho. É muito importante colocar um prazo em sua meta, ou você não sentirá a “pressão” para agir.

3o passo: Escreva sua meta no papel.

Coloque o papel do lado da sua cama e leia sua meta antes de dormir e assim que acordar. Dessa forma você irá se manter sempre focado nela, um dos pontos mais importantes para conseguir visualizar as oportunidades que passam na sua frente.

É como a mulher que fica grávida e, de repente, começa a ver grávida em tudo quanto é lugar! É como se a quantidade de grávidas de repente se multiplicasse! Na verdade aquelas grávidas já estavam ali, só que eram “ignoradas” quando aquele não era o foco.

Mantenha a meta em sua mente e não deixe as oportunidades passarem.

4o passo: Defina um local para ser sua Central de Tarefas.

É importante ter um local central onde todas as suas atividades fiquem registradas. Nesse local você irá priorizar as atividades de acordo com o que for mais importante para você.

5o passo: Divida sua meta em pequenas sub-metas.

Se sua meta for emagrecer 16 quilos até o final de 2014, considere, por exemplo, emagrecer 4kg a cada 3 meses, ou talvez 6kg/4kg/4kg/2kg (no começo é mais fácil perder peso).

6o passo: Planeje o que você deve fazer para alcançar suas sub-metas.

Continuando o exemplo do objetivo de emagrecer, você pode definir que irá começar uma dieta e correr 4 vezes por semana no primeiro trimestre. No segundo trimestre irá restringir mais ainda a dieta e correr 5 vezes por semana, no terceiro trimestre irá aumentar 2 dias de natação na semana e no último trimestre irá restringir ainda mais a dieta.

7o passo: Agende revisões mensais e trimestrais.

Agende em sua central de tarefas revisões mensais, de 1 a 2 horas, e revisões trimestrais de 4 horas. Nas revisões você deverá registrar como está andando o processo, marcar quanto já caminhou em sua meta e avaliar se deve revisar sua estratégia, acelerando mais ou reduzindo a velocidade (se estiver ficando estressado demais, por exemplo).

As revisões trimestrais devem ser mais profundas, com mais tempo para analisar os próximos passos e verificar se atingiu ou não sua sub-meta. Essas revisões são muito importantes para manter acesa a chama da motivação, acompanhando o andamento de suas sub-metas através de indicadores.

8o passo: Escreva as próximas atividades.

Esse passo deve ser repetido mensalmente. Escreva quais são os próximos passos que você deve tomar naquele mês (ex: se matricular em um grupo de corrida, agendar uma consulta com uma nutricionista de confiança). É importante já colocar na agenda os dias/horários em que realizará as atividades relacionadas, como, por exemplo, os dias e horários das corridas.

9o passo: Organize semanalmente sua Central de Tarefas.

A Central de Tarefas será sempre o ponto de partida para o seu dia. Ela é a responsável por identificar e priorizar as atividades mais importantes da sua vida e só conseguirá fazer isso corretamente se você a mantiver sempre muito bem organizada. Planejar sua semana gera produtividade e garante que você foque sempre no mais importante (ao invés de no mais urgente!).

 

Se sua meta for inteligente, se estiver constantemente conectada com seu emocional, se for bem planejada e se for uma prioridade em sua agenda, as chances estarão a seu favor! Que este seja para você o melhor ano da sua vida!

O que você espera alcançar este ano?

Comente!

Posted in Outros and tagged as , ,