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Ame seu trabalho: 5 atitudes para você não passar a semana pensando no final de semana

Como um funcionário normal que passa 8 horas/dia no trabalho você irá terminar 2013 tendo trabalhado aproximadamente 2000 horas. Isso significa mais que 80 dias diretos, ou 1/3 de todo o seu tempo acordado! Para viver bem você TEM que gostar do que faz, não é exatamente uma opção.

I love Work

Baseado tanto em análises de situações pelas quais passei, como em ideias adquiridas com alguns grandes líderes, desenvolvi uma lista de 5 atitudes para sair daquela famosa situação em que passamos a semana sonhando com o final de semana. São elas:

1. Centralize, organize e planeje suas tarefas

Defina uma ferramenta central onde você irá escrever todas suas tarefas. Esta ferramenta deve permitir que você distribua as tarefas em dias distintos. Pessoalmente, uso a agenda do Outlook, que permite olhar também as tarefas daquele dia. Se não me engano, a agenda do Gmail funciona tão bem quanto. Considere este local como sua Central de Tarefas.

Reserve algum momento entre o final da sexta e o início da segunda para organizar suas tarefas da próxima semana. Analise dia a dia e veja se será possível realizar naquele dia suas tarefas. Rearranje caso necessário. Este trabalho é uma arte a ser aprendida com o tempo. Sua meta deve ser concluir todas as tarefas de cada dia e, no fim da semana, concluir todas as tarefas daquela semana.

2. Controle sua caixa de entrada

Tenho um colega que possui mais de 1000 e-mails não lidos em sua caixa de entrada. Tenho sempre que fazer uma visita pessoal à mesa dele quando quero que ele leia algum e-mail meu. Pra minha sorte, trabalhamos na mesma cidade.

Tenha sempre a meta de terminar o dia com sua caixa de entrada vazia. Ter muitos e-mails na caixa de entrada passa uma sensação de ter perdido o controle, de não saber o que fazer em seguida.

Quando você tiver um e-mail novo, decida se ele gerou uma nova tarefa para você. Se ela puder ser realizada em menos de 5 minutos, faça-a. Se não, agende-a na Central de Tarefas. De uma forma ou outra, arquive ou delete o e-mail em seguida, tire-o da sua caixa de entrada!

3. Alinhe expectativas com seu chefe

Um dos principais problemas que uma boa comunicação consegue resolver é o alinhamento de expectativas. Você pode estar fazendo suas tarefas da melhor forma possível, mas não vai adiantar nada se você estiver realizando as tarefas erradas, ou priorizando de forma errada. Não adianta nada fazer Brasília-Rio de Janeiro de carro em 8 horas, sem levar nenhuma multa (um ótimo trabalho!), se seu chefe queria você primeiro em São Paulo.

Reuniões de alinhamento de expectativas são essenciais para garantir que você está caminhando na direção correta e devem ser realizadas periodicamente. Pessoalmente, considero uma semana como um ótimo período para reuniões de alinhamento de expectativas.

4. Aprenda a dizer não

Se você quer evitar ficar trabalhando até de madrugada ou nos finais de semana e ainda assim manter suas tarefas em dia você terá que aprender a dizer “não”. Você possui 8 horas de trabalho por dia (alguns 6, outros 12), e deve decidir intencionalmente para quais prioridades irá direcioná-las.

Cuide para seu chefe não ficar definindo 80 horas de tarefas para sua semana. Explique que você acha que não será possível realizar o que ele espera no prazo que ele definiu. Se ele insistir, tente executar conforme pedido e analise a experiência depois, junto com ele.

Ao receber um pedido de ajuda de algum colega tente definir aproximadamente quanto tempo esta ajuda vai levar. Verifique sua Central de Tarefas e, se não puder ajuda-lo naquele momento, sugira um horário posterior.

5. Se permita sonhar!

Nenhuma organização é composta apenas pelo presidente. Todos colaboradores são responsáveis e possuem influência sobre o futuro de sua empresa. Os círculos de influência são de diferentes tamanhos e em diferentes áreas, mas todos possuem alguma influência em algum lugar.

Sonhos são o que nos movem! O primeiro e mais importante passo para você amar seu trabalho é você se permitir sonhar alto.

Comece escrevendo como está a situação em seu trabalho hoje: o que você não gosta, o que está errado, o que podia melhorar. Em seguida, se permita sonhar alto: escreva como você acha que estas situações deveriam ser em um mundo ideal. Não pense ainda no que você vai ter que fazer pra chegar neste mundo ideal. Isto só te fará limitar o futuro pelo que sabe no presente.

Coloque, então, prazos para transformar suas situações ideais em metas. Comece e termine seu dia de trabalho lendo estas metas. Periodicamente, defina tarefas dentro de seu círculo de influência que te levem na direção de suas metas. Adicione-as na sua Central de Tarefas! Seu círculo de influência irá crescer a cada dia e os próximos passos em direção às suas metas irão aparecer junto com este crescimento!

 

Tenho certeza que os pontos que listei não limitam as mudanças possíveis para gostar mais de seu trabalho. Que outras atitudes te ajudam a planejar e gostar do dia-a-dia na sua empresa?

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  • http://www.facebook.com/vania.danigno Vania Danigno

    Muito bom, Rafa. Onde estavam você e suas idéias quando eu trabalhava??? :)

  • Flavia Danigno

    Meu ambiente de trabalho é bem estressante e todos estão a mil o tempo todo.. O trabalho ali só da certo em equipe, todos têm que se ajudar constantemente. Para um trabalho ser concluído, o processo de elaboração passa por aproximadamente três pessoas distintas e, se nossas expectativas nao estiverem alinhadas ou se nao estivermos buscando juntos a organização, aquilo vira o caos (e a nossa vida e dos assistidos viram um caos junto). Vou colocar meus colegas e estagiários para darem uma lida no post tambem.. Quem sabe ajuda a tornar nossa manha de segunda-feira melhor?

  • http://www.facebook.com/FilipeSPCarneiro Filipe Silva Pereira Carneiro

    Muito bom o texto, de novo!
    A gente já conversou bastante sobre todos esses assuntos, mas é sempre bom ver essas ideias registradas.
    Outro fator que considero importantíssimo é cultivar um bom relacionamento interpessoal entre os colegas de trabalho. São pessoas que você convive 8 horas por dia, e não ter um bom relacionamento com elas pode ser realmente muito estressante.
    Sigo seguindo o seu blog, abraço!

    • http://rafaeldanigno.com.br/ Rafael Danigno de Paula e Silv

      Realmente, você acaba até passando mais tempo com os colegas do trabalho do que com pessoas da sua família…

  • http://twitter.com/bcaliforniana Barbie Californiana

    Gostei das dicas, Rafael,
    Organização, controle, planejamento, foco, comunicação, segurança e sonhos são mesmo essenciais para quem deseja ser um bom profissional.
    Abraços e tenha um lindo final de semana.

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