Home » Produtividade » Aproveite seu tempo ao máximo com Podcasts!

Aproveite seu tempo ao máximo com Podcasts!

Você sabia que pode praticar seu inglês sem gastar nenhuma hora extra do seu dia? Que pode escolher ouvir apenas os comentários que você gosta do rádio, sem os intervalos comerciais? Que pode ouvir palestras super interessantes de qualquer lugar do mundo? Você conhece os podcasts?

podcast

O que são podcasts

Podcasts são arquivos de áudio publicados na internet e atualizados periodicamente. Funcionam da mesma forma que um blog, mas, ao invés de serem publicados em texto, o autor os publica em formato de áudio. Além de podcasts, há também publicações em vídeo, chamadas de videocasts.

Porque podcasts podem ser tão interessantes?

Se você for como eu, deve perder diariamente um bom tempo se locomovendo de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Conheço pessoas que chegam a perder 4 horas do dia apenas em transporte! É realmente um absurdo.

Mas ao invés de só reclamar, você pode utilizar podcasts para transformar esse tempo em algo produtivo! Imagine investir diariamente essas 4 horas (que seriam perdidas) em aulas de inglês? Imagine aproveitar esse tempo para ouvir, de forma selecionada, as últimas notícias de seu interesse? Imagine aproveitar esse tempo para “participar” de palestras com os maiores pensadores da atualidade?

Ouvir podcast em trânsito é apenas um exemplo. Na verdade, o bom do podcast é que você pode ouvi-lo em qualquer hora e em qualquer lugar! Pense em qualquer momento em que estiver com a mente vazia!

Você pode ouvir podcasts na fila do banco (ok, qualquer fila, mas essa é a mais cansativa), enquanto estiver em algum congestionamento, quando estiver fazendo exercício, trabalhando em casa (lavando louça, arrumando a casa…). Dessa forma, é possível se manter mais produtivo, aproveitar melhor seu tempo e garantir uma boa dose do que você quiser, já que existem podcasts sobre praticamente todos os assuntos!

Como posso ouvir um podcast?

Podcasts podem ser baixados para o computador, para celular, ou ouvidos diretamente do browser da internet, bastando clicar no botão “play”, disponíveis em sites de podcasts, como na figura abaixo (veja, por exemplo, um boletim da Mara Luquet no site da CBN):

Podcast Play

Essas, no entanto, não são as formas mais comuns de se ouvir podcasts. Como o podcast é atualizado constantemente, é interessante que se tenha algum programa que baixe automaticamente os podcasts mais recentes.

Imagine que você goste de ouvir o podcast da Mara Luquet, comentarista da CBN. A Mara atualiza seu podcast diariamente, logo após seu boletim na rádio (por volta das 14hs). Você pode ganhar praticidade, para não ter que entrar todo dia no site da CBN apenas para baixar o podcast atualizado.

Existem, para isso, programas específicos que servem para baixar automaticamente o podcast sempre que houver alguma atualização. Nesses programas você assina o podcast desejado. O mais importante é que tudo isso seja feito diretamente no celular (não no computador). Dessa forma, você pode ouvir seu podcast quando quiser e onde quiser (seja com fone de ouvido, seja com o viva voz do celular, seja com o Bluetooth do seu carro).

Como fazer para baixar meu primeiro podcast?

Existem muitos programas bons para se ouvir podcast. Para iPhone, que é o que eu utilizo, recomendo o Downcast (US$1,99). Nunca gostei muito do modelo utilizado pelo iTunes, principalmente porque antes ele não sincronizava sozinho (não sei se ele já faz isso hoje em dia).

A forma de se baixar um podcast, no entanto, é bem simples e muito parecida entre os programas disponíveis. Clique abaixo na imagem para visualizar foto por foto os passos para baixar seu primeiro podcast no Downcast (no exemplo: Max Gehringer da CBN).

Passo a passo Podcast

Veja que é possível procurar seus podcasts diretamente pelo programa. No entanto, se você encontrar um podcast interessante em alguma página da internet, você também pode copiar o link e adicionar o podcast diretamente através do link, selecionando “Add Podcast Manually”.

Add Podcast Manually

Sugestão de podcasts iniciais

Existem diversos tipos de podcasts. Existem podcasts de piadas, podcasts de economia, podcasts de bolsa de valores, podcasts de finanças, podcasts de moda, podcasts de psicologia, podcasts gastronômicos, podcasts educativos… Além disso, é possível baixar também podcasts desses temas mas em outras línguas, como inglês, espanhol, alemão, japonês…

Dos diversos podcasts que já ouvi, recomendo hoje os seguintes:

1. Michael Hyatt – “This is your life”

Podcast em inglês (e o inglês dele é muito fácil de entender) sobre liderança intencional. Um dos podcasts que mais me influenciou nos últimos tempos, é dirigido por um ex-CEO de uma grande empresa americana e traz ótimos pensamentos sobre como viver melhor.

2. Entrepreneurial Thought Leaders

Podcast também em inglês (um inglês mais complexo) que traz excelentes palestras com líderes mundiais diretamente de um dos maiores centros de empreendedorismo do mundo: a faculdade de Stanford, no Vale do Cilício, nos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, é possível ouvir palestras dos fundadores do LinkedIn, do DropBox e do Facebook, além de muitas outras palestras super interessantes!

3. Diversos comentaristas da CBN

Pra quem gosta de ouvir a CBN, mas não gosta dos comerciais nem dos noticiários locais, é possível baixar todos os boletins da CBN em formato de podcast (Mauro Halfeld, Max Gehringer – exemplo acima –, Mara Luquet, Lúcia Hipólito, Miriam Leitão, Sardenberg…). O melhor desse podcast é que você pode ouvir o boletim a hora que você quiser, e seu programa os mantém sempre atualizados!

Sempre gostei do Mauro Halfeld, por exemplo, mas nem sempre estava no carro (que é quando aproveito para ouvir a CBN) quando o boletim dele vinha ao ar! Depois que descobri esses podcasts, não somente posso ouvi-lo a hora que eu quero, como também posso ouvir todos os boletins antigos. E o melhor, sem os comerciais! Imagine 1 hora de informações da CBN “sem intervalos comerciais”! Em pouco tempo você consegue se manter atualizado com todos os boletins do dia!

4. Podcasts em língua estrangeira

Uma boa opção para praticar uma segunda língua! Você pode assinar tanto podcasts específicos de aulas em língua estrangeira, como pode também, dependendo do seu nível de domínio do idioma, assinar podcasts sobre quaisquer assuntos, mas na língua desejada. Com esses podcasts, você pode transformar o tempo perdido em congestionamentos em um ótimo curso de inglês!

 

Você já conhecia podcasts? Quais outros podcasts você conhece e recomenda?

 

Comente!

Posted in Produtividade and tagged as ,
  • Claudia

    ótimo post, vou tentar baixar uns pra fixar meu inglês.

    • http://rafaeldanigno.com.br/ Rafael Danigno de Paula e Silv

      Espero que goste, Cláudia!

  • Barbie Californiana

    Que interessante, Rafael!
    Em situações como essas (trânsito, filas, etc) tenho costume de “estudar” (lendo ou escutando) também… contudo, não conhecia o podcasts, vou ver se consigo baixar para o meu smartphone, se não coloco no computador e depois passo para o meu MP4. ;] Abraços e tudo de bom sempre.

    • http://rafaeldanigno.com.br/ Rafael Danigno de Paula e Silv

      Aproveite que são ótimos, Barbie!
      Abraços!

  • Pingback: 5 passos para processar 100 e-mails em minutos! | Rafael Danigno()

  • Juliana

    Muito bom o post Rafael!
    Já tinha visto algo sobre podcasts, mas seu texto foi simples e esclarecedor. Me lembrou algo parecido que fiz quando estava estudando para um concurso específico, eu tinha video aulas das matérias, e por meio de um programinha extraí somente os audios. Ia e voltava do trabalho ouvindo, foi bem interessante.
    Agora vou procurar algo sobre podcast para Android.

    Um abraço,

    Juliana
    http://vidasingular.wordpress.com/

    • http://rafaeldanigno.com.br/ Rafael Danigno de Paula e Silv

      Que bom que gostou, Juliana! Pra concurso também é uma excelente ferramenta!
      Abraços!

  • Norman Novaes

    Gostaria de convidar a galera pra ouvir o BSC, um podcast de humor sobre diversos assuntos. Estamos no episódio 69 e a resposta dos ouvintes tem sido muito legal! http://bobossemcorte.com/podcast