Home » Produtividade » Cuide do seu jardim e aumente sua sorte!

Cuide do seu jardim e aumente sua sorte!

“O segredo não é correr atrás de borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você” (Mário Quintana)

Cuide do seu jardim

Dizem que para ter sucesso você tem que contar com a sorte. Muitas pessoas que alcançaram o sucesso colocam essa frase de uma forma um pouco diferente: “quanto mais me preparo, mais sorte tenho”.

Veja a sorte como oportunidades que simplesmente aparecem em sua vida, assim como as borboletas de Mário Quintana. Às vezes elas passam por perto e, se gostarem do seu jardim, se sentirem que é um ambiente apropriado, elas pousam e passam a se nutrir das flores bem cuidadas.

E, quando isso acontece, as outras pessoas veem somente uma parte do desenho: “Olha só quantas borboletas pousaram no jardim dele, que sorte ele tem!” (olha só quantas oportunidades aparecem para ele, que sorte ele tem!).

É impossível prever quando a oportunidade vai aparecer. Você deve apenas se manter preparado.

Minha sorte

Uma importante etapa na minha vida que fez uma grande diferença no meu crescimento pessoal e profissional foi um projeto que tive a “sorte” de gerenciar. A empresa em que eu trabalhava tinha acabado de fechar o contrato do maior projeto de sua história, precificado em vários milhões de reais e ainda não tinha alguém que pudesse coordená-lo.

A pessoa certa para cuidar desse projeto deveria poder ser realocada de sua área sem atrapalhar o andamento de suas atuais responsabilidades, além de ser bastante confiável e competente.

Para minha “sorte”, eu sempre procurei manter um relacionamento ético e de confiança com todos os meus colegas, incluindo o presidente da empresa.

Para minha “sorte”, além de sempre procurar dar o meu máximo, eu estava terminando minha Pós-Graduação em Administração de Empresas pela FGV e havia apresentado à liderança da empresa um resumo das principais ideias do curso, incluindo toda a teoria da matéria “Gerenciamento de Projetos”.

Para minha “sorte”, eu procurava sempre treinar as pessoas que ficavam abaixo de mim de forma a me tornar inútil, permitindo que elas um dia pudessem me substituir.

Para minha “sorte”, me consideraram confiável, competente e alguém que poderia ser realocado sem grandes problemas. Para minha “sorte”, eu estava cuidando do jardim bem antes da borboleta visitá-lo. Quando ela veio, simplesmente resolveu pousar.

Esteja preparado

Olhando para o seu futuro, para o lugar onde deseja chegar, você consegue visualizar quais oportunidades podem aparecer? Você consegue enxergar o que é mais provável que apareça?

Como você está se preparando para quando as oportunidades aparecerem? Se essas “borboletas” passassem hoje, elas pousariam no seu jardim?

Estude sempre, trabalhe com dedicação, seja esforçado, invista em si mesmo, desenvolva seus conhecimentos, ame, aposte nas pessoas, ajude os outros, seja justo, faça o certo, seja ético, ame mais!

Mexa-se!

Como você está cuidando do seu jardim?

Comente!

Posted in Produtividade, Sonhos and tagged as , ,
  • Cris

    O que eu posso dizer desse post….SENSACIONAL

  • Barbie Californiana

    A “sorte” é uma oportunidade que acontece para quem se prepara. Investir em si com os itens citados por ti na conclusão é uma sábia decisão para que as “borboletas pousem no nosso jardim”. Parabéns pela analogia citada no texto. Abraços e bom restinho de semana.