Home » Produtividade » Direcione sua vida planejando sua semana

Direcione sua vida planejando sua semana

Você vive o que é importante pra você? Você prioriza o que mais impacta a sua vida? Ou você sente que suas semanas passam e nada muda, a vida continua a mesma?

planejando sua semana

No post “7 táticas para se manter focado no mais importante, escrevi sobre uma situação muito comum nos dias de hoje: apesar de ter sonhos e projetos, você acaba se perdendo na turbulência das “urgências” do dia-a-dia. Essas “urgências” (que muitas vezes apenas aparentam ser urgentes) acabam impedindo que direcione sua vida na real direção que quer.

Uma ótima tática para se manter focado no mais importante é ter sempre a semana planejada.

Exatidão no planejamento

Considero os 7 dias da semana como um ótimo bloco de tempo, com início, meio e fim. É um período longo o suficiente para se tomar uma série de ações (são pelo menos 40 horas úteis, sem contar as noites e final de semana), e curto e imediato o suficiente para se permitir um alto grau de exatidão no planejamento.

Priorização é fundamental

É importante entender que você tem apenas 24 horas por dia, como todo mundo. Não adianta ir apenas aumentando as atividades que você quer fazer: você vai acabar saturando em algum momento. Para fazer a diferença na sua vida, você terá que priorizar algumas coisas em detrimento de outras.

A atividade de priorização, feita no planejamento da semana, acaba sendo a mais importante atividade de todas. A priorização das atividades é o que irá definir o rumo de sua vida.

O que é realmente importante

Alguns acham ruim quando sugiro que utilizem o final de semana para planejar a semana seguinte. Realmente, não é necessário que esse planejamento seja feito no final de semana. O ponto importante aqui é que esse planejamento deve ser feito “fora da turbulência” do dia-a-dia. É como se você estivesse andando por uma floresta e, de tempo em tempo, subisse em uma árvore para olhar o caminho percorrido e o caminho a percorrer, e definir qual é a direção certa a seguir no momento.

Enquanto se está no meio das “urgências” diárias (andando no meio da floresta), é difícil ter uma visão clara, com calma, do que é realmente importante. Com o emocional acompanhando as preocupações da rotina, sua visão acaba ficando “turva”. No dia-a-dia é difícil realizar boas análises do longo prazo. Para visualizar tanto a direção desejada como o que deve ser feito para ir por aquele caminho, é necessário “subir na árvore”, sair do mundo de preocupações que é a floresta, para clarear sua visão.

Sem planejamento simplesmente não funciona

Se não há uma real lista de prioridades planejadas para a semana, você vai acabar priorizando o que chegar primeiro. Quem estiver “gritando” mais será atendido primeiro, mesmo que isso não seja o mais importante. É simples assim: sem planejamento, não funciona.

 

Para planejar sua semana, é importante que você tenha algum tipo de Central de Tarefas. Segue abaixo as etapas que sugiro para um planejamento semanal:

1. Analise a semana que passou

Analise rapidamente a semana que passou. Entenda se ela foi produtiva, entenda o que você pode ter calculado errado, o que pode ter te atrapalhado no planejamento. Tente se lembrar de alguma tarefa esquecida (como alguma ação que você tenha que tomar a partir de alguma reunião que teve, por exemplo, mas que esqueceu de anotar).

2. Priorize seus sonhos

Adicione às tarefas da próxima semana atividades que tragam seus sonhos para mais perto. Garanta estar subindo pelo menos 1 degrau por semana na direção de seus sonhos.

3. Priorize sua vida

Tenha um Plano de Vida (“Imagine seu funeral e encontre seus sonhos) com as grandes prioridades da sua vida (Deus, você, sua família…). A partir desse documento, adicione à sua semana atividades que te levem na direção do que realmente importa pra você.

4. Prepare-se para os próximos eventos

Analise quais eventos já estão agendados para a próxima semana. Veja se terá que comprar algum presente de aniversário, por exemplo.

5. Priorize suas tarefas

Após ter em um local central todas as tarefas que você deseja realizar na semana, separe-as em ordem de prioridades. Esse é o melhor momento para fazer isso, pois você possui uma visão geral de todas as tarefas e consegue definir quais são as mais ou as menos importantes entre si.

6. Planeje sua semana

Tendo em mãos uma lista ordenada das atividades mais importantes para você, o último passo é encaixá-las na sua semana. Simplesmente vá preenchendo seus dias de segunda a sexta (ou sábado) com as tarefas na ordem que você definiu.

 

Leve duas questões em consideração:

a) Após cada semana planejada você irá aprender um pouco mais sobre sua rotina, sobre suas atividades, sobre você, sobre a quantidade de tarefas que consegue encaixar em um dia, sobre o que estressa e o que não estressa. Tudo isso te permitirá planejar melhor a semana seguinte.

b) Seu planejamento será furado em algum momento. Aos poucos você irá aprender a lidar com isso, aprender a improvisar. Mesmo sabendo disso, o planejamento vai continuar sendo sempre importante.

 

Você conhece outras ideias que ajudam a levar a vida na direção desejada? Adoraria ouvi-las, compartilhe conosco!

Comente!

Posted in Produtividade, Sonhos and tagged as , , ,
  • anakbmacedo

    Adorei o post! Eu sempre me perco na hora de colocar o planejado nos dias e horários da semana… Como vc faz? Divide as horas ou só coloca as tarefas do dia? Vc podia dar uma dica pra isso, né? BJooo

    • http://rafaeldanigno.com.br/ Rafael Danigno de Paula e Silv

      A maior parte das tarefas não necessitam serem executados em algum horário específico. Essas eu somente direciono para cada dia. Reuniões e tarefas com hora marcada eu coloco na agenda.
      Vou escrever um post um pouco menos teórico e um pouco mais prático, pra servir de exemplo!

  • Paula

    Adorei o texto.
    Realmente preciso planejar minha semana … Nunca pensei planejar os aniversários de amigos e colocar em meu planejamento semanal … E pode ter certeza dá uma diferença !! Abraço

    • http://rafaeldanigno.com.br/ Rafael Danigno de Paula e Silv

      Oi Paula! Planejar os aniversários foi uma das melhores modificações do meu planejamento semanal!! Os aniversariantes agradeceram! :)
      Abraços!

  • Pingback: Dica “bônus” de como não desistir nos dias difíceis | Rafael Danigno()