Home » Produtividade » Tire os problemas da cabeça e aumente sua produtividade

Tire os problemas da cabeça e aumente sua produtividade

Quanto mais você cresce na vida, maiores são os desafios e maior é a quantidade de “problemas” a serem resolvidos. Se você quiser guardar todos os “problemas” na sua cabeça, vai acabar esquecendo. E vai acabar ficando estressado.

Tire os problemas da cabeça e aumente sua produtividade

No final de 2011 recebi a proposta de gerenciar um dos maiores projetos que minha empresa já executou. Agarrei a oportunidade e vi minhas responsabilidades darem um salto em quantidade e importância. Era uma grande chance para testar minha capacidade. Eu simplesmente não podia errar.

Alguns dias depois passei a ter insônia. Quando ia dormir, todas as questões que eu tinha que acompanhar no trabalho ficavam se alternando em minha cabeça me impedindo de relaxar. Os mesmos pensamentos me acordavam toda madrugada. Aquilo era especialmente estranho para mim, já que sempre tive uma facilidade extrema para dormir: durmo em 1 minuto.

Não deixe o stress tomar conta

Eu estava tentando guardar todas as responsabilidades na minha cabeça, mesmo sabendo que minha memória não é lá essas coisas. Aquela situação não era sustentável e eu ia “quebrar” em pouco tempo.

Essa experiência represente apenas um extremo do que acontece no dia a dia de qualquer pessoa. Você não pode se esquecer de pagar as contas do mês, de comprar o presente de natal, de comprar aquele presente de aniversário, de trocar o óleo do carro, de responder aquele e-mail, da demanda que o chefe passou, nem das outras 10 que ele já havia passado anteriormente.

Conforme você sobe na hierarquia de onde trabalha, passa a ter também que acompanhar tudo o que pede para seus funcionários fazerem. Se tentar guardar tudo em sua cabeça, vai começar a esquecer questões importantes. Quanto maior sua responsabilidade, mais coisas vai ter para se esquecer.

Tire os problemas da cabeça

Para não se estressar, lembrar de todos os compromissos e ter uma vida equilibrada, você tem que tirar esses problemas de sua cabeça e guarda-los em uma “memória externa”, que chamo de Central de Tarefas. A Central de Tarefas nada mais é do que um local onde todas as suas tarefas estão anotadas, distribuídas pelos próximos dias, meses ou até anos.

No momento em que você transfere sua tarefa para a Central de Tarefas, poderá esquecê-lo por completo, já que a Central de Tarefas irá lembra-lo no dia em que tiver que lidar com ele. Isso permitirá que sua mente fique focada nas tarefas que você tem que realizar hoje!

Você pode, por exemplo, adicionar uma tarefa recorrente no último sábado de cada mês, para lembrá-lo de pagar as contas daquele mês. Pode adicionar uma tarefa mensal para verificar se tem que trocar o óleo do carro. Pode agendar para sexta-feira a demanda pedida pelo chefe, e para outros dias as outras 10 que ele já havia passado. Pode fazer como eu e colocar uma tarefa para comprar o presente de aniversário de sua companheira duas semanas antes do aniversário dela!

Como já comentei, minha memória não é lá essas coisas. Hoje, no entanto, não esqueço de nada. Além das tarefas que tenho que fazer durante o dia, ainda consigo acompanhar, no meu trabalho, perto de 50 demandas distribuídas entre funcionários, terceirizados e clientes. De vez em quando, ainda lembro meu chefe de questões que ele esquece.

E voltei a dormir em um minuto.

Como você organiza suas tarefas? Já teve noites de insônia?

Comente!

Posted in Produtividade and tagged as , , , , , ,
  • http://twitter.com/bcaliforniana Barbie Californiana

    hahhaa… são 01h12, mas brincadeiras a parte. Acontece com as melhores pessoas, Rafa! Contudo, aos poucos, estou reorganizando minha vida. Gostei de suas dicas. Abraços e Feliz Páscoa.

    • http://rafaeldanigno.com.br/ Rafael Danigno de Paula e Silv

      hehe, tem dias que realmente não tem jeito, né Barbie? Abraços, e feliz Páscoa pra você também!

  • Evelly

    Tenho anotado as minhas tarefas na agenda, programo meu dia, mas mesmo assim quando começo a estudar ou vou dormir ainda fico com um monte de problema e lembretes na cabeça. É uma tarefa difícil, mas estou conseguindo diminuir o turbilhão de tarefas na minha cabeça. Parabéns pelo blog!

    • http://rafaeldanigno.com.br/ Rafael Danigno de Paula e Silv

      Entendo, Evelly. Realmente, dependendo da quantidade de responsabilidade que você tiver, é possível que ainda sobrem assuntos pra “atormentar” o sono. Mas tenho certeza que se você não se organizasse, o “turbilhão de tarefas” seria muito maior, certo? :)
      Abraços!

  • Pingback: 5 passos para processar 100 e-mails em minutos! | Rafael Danigno()

  • Pingback: 9 passos para atingir seus objetivos de ano novo! | Rafael Danigno()