Home » Produtividade » Veja como absorver melhor os temas que podem mudar sua vida!

Veja como absorver melhor os temas que podem mudar sua vida!

Com a internet você é bombardeado diariamente por ideias e reflexões geniais através de vídeos, textos e apresentações. Como fazer para não deixar passar em branco os temas que podem realmente mudar sua vida?

absorver melhor os temas que podem mudar sua vida

Um dos grandes pontos positivos da internet é fornecer diariamente uma quantidade imensa de novas ideias e reflexões. Elas podem vir de blogs (como este), de e-mails, de vídeos curtos do Youtube, de apresentações do PowerPoint, de TED Talks, etc. Existem casos em que a reflexão fornecida pelo autor é tão interessante que nos dá vontade de agir diferente dali pra frente.

Veja o exemplo de um vídeo que traz uma interessante reflexão sobre “o que você gostaria de fazer se o dinheiro não fosse um problema”. É um vídeo muito legal que te faz analisar aspectos da sua vida que talvez você não tenha prestado atenção antes. No entanto, apesar de ser um vídeo bastante relevante, é, na maioria dos casos, esquecido já no dia seguinte, assim como vários outros textos e vídeos que você vê diariamente.

Depois de ver o vídeo e ser relativamente impactado por suas ideias, você encontra outro texto ou outro vídeo, ou então volta à rotina, às turbulências do dia a dia, e acaba deixando aquela interessante reflexão de lado. Dali pra frente, levar em consideração aquela reflexão vai depender de ser lembrado novamente por alguém (e-mail, facebook…), ou se deparar com outro texto que trabalhe mais uma vez o mesmo assunto.

Uma forma de fazer com que as ideias capazes de causar impactos positivos na sua vida sejam verdadeiramente interiorizadas, a ponto de gerar mudanças significativas, é utilizar o conceito de tarefas recorrentes, da Central de Tarefas.

Tarefas recorrentes

Tarefas recorrentes são simplesmente atividades que estão marcadas para se repetirem periodicamente. Imagine, por exemplo, que você tenha que ir ao mercado toda quarta-feira. Você pode criar na sua Central de Tarefas a atividade “Ir ao mercado”, e defini-la para se repetir toda quarta-feira, criando assim uma tarefa recorrente.

Assim que você viu o vídeo (ou leu algum texto interessante), você pode já fazer duas ações na sua Central de Tarefas:

  1. Agendar para ver o vídeo (ou ler o texto) novamente de tempos em tempos, como uma tarefa recorrente.
  2. Agendar (para o final de semana ou em algum momento mais calmo) uma ou mais tarefas que o ajudem a avaliar melhor o que você pode começar a fazer de diferente na sua vida (se for o caso);

A segunda ação é uma forma já direta de criar uma continuidade naquele tema, o que nem sempre é o caso. Já a primeira ação, que é muito mais simples, te ajuda a garantir uma futura reflexão sobre o mesmo tema. Faz uma grande diferença você ver um vídeo ou ler um texto uma única vez ou ler/ver 6, 8, 12 vezes no ano, principalmente se for um tema relevante para você.

Aplicando na prática

No caso do vídeo acima, imagine que você agende uma tarefa recorrente para visualizá-lo toda segunda-feira, durante 2 meses. É quase certo que as ideias do vídeo estarão muito claras e sólidas no seu consciente após esses 2 meses. Você provavelmente já estará agindo e tomando decisões utilizando, conscientemente, as novas ideias.

Se não for o caso de ver o vídeo toda semana, você pode agendar para visualiza-lo uma vez por mês, a cada 3 meses, ou a cada 6 meses.

Ano passado me deparei com um texto bem interessante sobre hábitos de casais felizes. Quando terminei de ler o texto fiz tantas reflexões positivas que resolvi aplicar o princípio das tarefas recorrentes a ele, agendando-o para ser lido a cada 6 meses.

Minha expectativa é que as reflexões que faço a partir desse texto impactem positivamente meu casamento pro resto da vida, me ajudando a não me esquecer do que realmente importa.

E o mais importante é que por mais que eu esqueça das ideias que achei interessante, serei sempre lembrado delas a cada 6 meses, pela minha Central de Tarefas!

 

As tarefas recorrentes – associadas à Central de Tarefas – podem ser muito úteis para manter (pro resto da vida, se quiser) a perspectiva adquirida a partir de algo interessante que você leu em um texto ou viu em um vídeo.

Você já possui uma Central de Tarefas? O que acha de começar a utilizar as tarefas recorrentes para aproveitar melhor as grandes reflexões disponibilizadas pela internet?

Comente!

Posted in Produtividade, Sonhos and tagged as , , , ,