Home » Sonhos » 4 razões para você começar a sonhar

4 razões para você começar a sonhar

Sonhar com um futuro melhor, com uma vida melhor, é um dos pontos mais importantes na vida de qualquer um. As pessoas que se permitem sonhar são mais produtivas e chegam mais longe, mesmo quando não alcançam seus sonhos. Todos famosos líderes começaram com um sonho. Arrisco dizer que somente quem sonha pode se tornar um líder de verdade.

Sonhos

Seguem abaixo 4 razões para você começar a sonhar.

1. Todos devemos começar com o fim em mente

Sonhar é definir onde você deseja chegar. Se você não tem um objetivo bem definido não faz muita diferença onde você está, nem para onde você está indo.

Viver sem um objetivo em mente é como entrar no carro e começar a dirigir sem rumo. Não adianta prestar atenção nos semáforos, respeitar as faixas de pedestre e seguir corretamente todas as leis de trânsito. Não adianta fazer curso de direção, tentar ser o mais eficiente possível e acelerar o máximo. Se você não tem bem definida qual é a direção que você deve seguir, não adianta tentar se tornar um ótimo motorista.

2. O pensamento é o primeiro passo para a criação

Para se criar qualquer coisa o ser humano tem antes que pensar no que quer. O primeiro passo para construir a vida que se deseja é pensar nela, defini-la. Se não criarmos antes em nossa mente não vamos conseguir criar fisicamente em nossa vida. Sonhar é o primeiro passo para se criar a realidade que se deseja.

Existem estudos com pessoas que alcançaram o sucesso (e com as que não alcançaram) que mostram o papel que o subconsciente tem na criação da sua história. Sonhar é o início do caminho que vai trazer a criação desejada ao subconsciente, que por sua vez trabalhará para tornar seu desejo sua nova realidade.

Henry Ford, um dos maiores visionários de seu tempo, uma vez disse: “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”. Pensar que pode ou que não pode é o mesmo que convencer o subconsciente do que é possível. Henry Ford conhecia bem o poder do subconsciente.

3. Ter um sonho definido permite criar ações na direção dele.

Tendo um sonho bem definido você pode definir quais ações são necessárias para seguir naquela direção. Imagine que você queira visitar um amigo que mora em outro país. O primeiro passo é obter o endereço exato dele. Você sabe, então, que deve chegar de alguma forma ao outro país, chegar à cidade desejada e ir em direção ao bairro dele. Em seguida deverá encontrar a rua e, somente então, procurar a casa dele.

O endereço exato é como seu sonho (quanto melhor definido mais fácil será encontrar o que se procura). Apesar de não saber exatamente como irá encontrar a casa dele (seu sonho), você se preocupa primeiro com os primeiros passos: compra da passagem de avião (para a cidade certa!), aluguel de um carro para andar pela cidade e compra de um mapa para te ajudar.

Veja que as primeiras ações são tomadas sem se preocupar com os problemas que você pode ter no caminho (aeroporto fechado, carro com pneu furado, congestionamento, ruas interditadas). O importante é que é sabendo o que se quer que se pode definir os próximos passos, o que se deve fazer.

4. Sonhar gera motivação

Existem dois tipos de tarefas que são pedras no nosso caminho: as tarefas chatas e as tarefas difíceis. Um ótimo exemplo de tarefa chata é ter que atravessar a cidade, por uma reclamação de algum cliente, em um domingo de chuva, daqueles ótimos para ficar debaixo do edredom, às 9 horas da manhã. Uma tarefa difícil pode ser, por exemplo, a necessidade de desenvolver alguma habilidade comercial.

Apenas tendo muito bem o objetivo final em mente você vai conseguir desviar, retirar ou até chutar essas pedras para longe. Quem não tem bem claro as razões para “porque estes tipos de tarefas devem ser executados” vai acabar empurrando pra frente, procrastinando. Saber que o que está em jogo é o seu sonho vai te ajudar a criar a motivação necessária para realizar tanto as tarefas mais difíceis como as mais chatas.

 

Não acredito que devemos simplesmente “deixar a vida nos levar”. Você discorda? Ou conhece outras boas razões para sonharmos? Deixe abaixo seu comentário!

Comente!

Posted in Sonhos
  • Ian

    sete hábitos, sete hábitos!

    • http://rafaeldanigno.com.br/ Rafael Danigno de Paula e Silv

      Exatamente Ian! “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen Covey, serviu de grande base para este post!

  • http://www.facebook.com/lucia.villela.3 Lucia Villela

    Os lideres famosos realmente perseguiram seus sonhos e o segredo para chegar lá é um só. Perseverança!

  • Vania

    Adorei esse post! Ter sonhos é como ter metas. Sonha quem esta vivo!!! Sonha quem nao desiste de buscar a felicidade! E quem sonha, cedo ou tarde, realiza!!

  • http://www.facebook.com/FilipeSPCarneiro Filipe Silva Pereira Carneiro

    Excelente post, seguimos sonhando!

  • http://www.facebook.com/vinicius.guzman Vinícius Guzmàn

    Muito legal seu post. Porém, acredito que a maioria das pessoas associa
    muito sonhos à metas, focam num objetivo e encaram o caminho a ser
    percorrido e os obstáculos como um meio necessário para alcançá-lo. Em
    minha opinião, o sonho é um projeto que abrange do ínicio ao fim.
    Projeto este, que o faça acreditar que o sonho está sendo realizado a
    cada dia, ainda que longe de sua meta. Pois muito difícil será a jornada
    quando não há prazer no que se faz. Então, não é só uma questão de
    apenas encarar os obstáculos com garra para realizar seus sonhos, pois
    ainda que verdadeiros e mesmo que você se empenhe muito em alcançar seus
    objetivos, de nada valem se o caminho não te agrada, afinal, a vida é
    diária. Em resumo, acredito que devemos olhar as metas não como o
    objetivo dos sonhos, e sim a maneira como eles acabam. E como devemos
    sonhar sempre… o resto dessa charada é com você! :)

    • http://rafaeldanigno.com.br/ Rafael Danigno de Paula e Silv

      Bem colocado, Vinícius. O caminho em direção ao sonho tem que dar prazer, se não será impossível manter a disciplina necessária para alcança-lo. Acredito que boa parte deste “prazer” venha do sentimento de se ver cada dia mais perto de seu sonho!

  • Priscila Alvim

    Adorei o post, parabéns!! E obrigada pela injeção de motivação!!

    • http://rafaeldanigno.com.br/ Rafael Danigno de Paula e Silv

      Obrigado pela visita, Pri! Que bom que você gostou!

  • http://twitter.com/bcaliforniana Barbie Californiana

    É verdade, Rafael…

    É importante sonhar mesmo que ele não se realize, pois assim nos motivamos a fazer planos e cumprir metas. Às vezes, sonhamos com uma coisa, mas com o passar do tempo, nossas atitudes nos fazem realizar outras coisas.

    O pensamento, também, faz milagres.

    Abraços e tenha um excelente final de semana.

  • http://www.facebook.com/flavia.danigno Flávia Danigno

    Não só o sonho, mas a confiança de que ele pode se tornar realidade e a convicção de que o sacrifício por ele vale a pena é, muitas vezes, a motivação necessária para percorrer o caminho até sua realização! E vitorioso não é necessariamente quem consegue alcançá-los, mas sim quem tem a atitude de lutar por eles. A satisfação que vem da consciência de estar lutando ou de ter lutado pelos sonhos é ainda mais forte e significativa que a própria realização do sonho..

    Eu acho, né?! Vai saber.. tenho muito tempo na vida ainda pra descobrir! rs

  • Pingback: 5 passos para alcançar seus sonhos | Rafael Danigno()

  • Pingback: Indicadores de vida | Rafael Danigno()