Home » Sonhos » 5 Arrependimentos antes de morrer

5 Arrependimentos antes de morrer

Você vive o hoje intensamente? Você vive seu sonho ou você vive com medo? Se a vida acabasse amanhã, do que você se arrependeria?

Arrependimentos antes de morrer

Li recentemente um artigo muito interessante, sobre o livro de Bronnie Ware: “Os Cinco Maiores Arrependimentos à Beira da Morte“. Bronnie trabalhou durante muito tempo como enfermeira de pacientes que haviam ido para casa para morrer (cuidados paliativos).

Descobrir que a vida é, de repente, muito curta, deve ter trazido para esses pacientes uma perspectiva diferente do que realmente importa. De repente seus sonhos não podiam mais ser postergados, seus medos não faziam mais sentido. Suas prioridades rapidamente mudaram para coisas importantes de verdade.

A escritora viveu momentos especiais com esses pacientes, registrando os maiores arrependimentos que tiveram.

1. “Eu gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu desejava, não a vida que outros esperavam de mim”

De acordo com a escritora, esse foi o arrependimento mais comum de todos. A ponto de morrer, as pessoas olhavam para trás e concluíam que não tinham realizado seus verdadeiros sonhos.

Bronnie faz ainda uma observação interessante: “A saúde trás uma liberdade que poucos percebem, até não terem mais saúde”.

Você consegue perceber a liberdade que você tem hoje? Você vive na rotina, postergando diariamente a busca por seus sonhos? Você sequer sabe quais são seus reais sonhos? Você consegue perceber a liberdade que tem hoje? Ou vai esperar a tal “liberdade” acabar pra se tocar que ela existe?

Escrevi dois artigos sobre como encontrar seus sonhos (“Imagine seu funeral e encontre seus sonhos”) e o que fazer para seguir na direção deles (“5 passos para alcançar seus sonhos”). Se você já leu e gostou das ideias, pergunte-se por que ainda não as colocou em prática. E se não concorda com as ideias sugeridas nesses dois artigos, o que você está fazendo para caminhar na direção dos seus sonhos?

Não olhe para o lado, não pense nas outras pessoas que lerão esse artigo. Pense apenas, pense na sua vida, pense no seu futuro. Você possui hoje a liberdade para buscar seus sonhos! Você consegue perceber a importância de dar atenção para isso hoje?

Se você tivesse começado há 5 anos atrás, estaria hoje muito mais perto dos seus sonhos. Como não é possível voltar ao passado, pense em como você quer estar daqui a 5 anos. Faça isso hoje! Não espere a liberdade acabar para se arrepender do que poderia ter feito.

2. “Eu gostaria de não ter trabalhado tanto”

De acordo com a escritora, esse foi um arrependimento levantado por todos os homens. Provavelmente as mulheres também teriam tido esse arrependimento, não fossem de uma época em que poucas mulheres trabalhavam.

Trabalhar é importante. Dignifica o homem, permite que a sociedade avance e é o meio de troca que garante o padrão de vida de cada um. É possível, no entanto, que ao invés de trabalhar 10 horas por dia para manter um padrão de vida, sua família prefira um padrão de vida menor, mas com uma maior presença sua!

Somos pessoas e somos relacionamentos. Não somos nosso dinheiro. Se você nesse momento está trabalhando intensamente por alguma razão especial, defina um prazo e analise periodicamente se esse longo tempo gasto no trabalho continua fazendo sentido. Talvez já seja hora de passar mais tempo com quem realmente importa.

Na minha opinião, 40 horas semanais já é bastante tempo de trabalho. Se você trabalhar de forma inteligente conseguirá desempenhar a mesma tarefa em muito menos tempo.

3. “Eu gostaria de ter tido a coragem de expressar meus sentimentos”

Ao começar a expressar de verdade seus sentimentos, sendo honesto e autêntico por dentro e por fora, você levará seus relacionamentos a um nível maior e mais saudável, sem falsidade.

Acredito que com as pessoas com as quais nos relacionamos diariamente, não podemos simplesmente “guardar” ou ignorar o que sentimos. Ao fazer isso criamos uma bola de neve de sentimentos, que cresce continuamente, até estourar. Essa bola de neve faz com que pequenas coisas, que normalmente poderiam ser ignoradas, pareçam grandes, uma vez que acabam sendo somadas a tudo que está se acumulado na caixa “guardado/ignorado e não falado”.

É importante ser corajoso o suficiente tanto para dizer “te amo” pra quem você gosta, como para, por exemplo, dizer que não gosta da forma como seu chefe te trata (e se isso não fizer diferença, por favor, procure outro emprego!).

4. “Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos”

Aparentemente, no fim, tudo se resume a amor e relacionamentos. É triste pensar nisso, mas, pessoalmente, estou constantemente em falta com grandes amigos meus.

5. “Eu gostaria de ter me permitido ser mais feliz”

A felicidade não pode depender da realização de um sonho, de um objetivo, de alguma meta. Para ser feliz você não pode depender de alguém ou de alguma coisa. Ser feliz é algo que vem de dentro, é uma escolha. Acho triste pensar que somente estando para morrer vamos olhar pra trás e realmente entender isso.

 

E se esses pacientes tivessem lido sobre esses arrependimentos a tempo, teriam tido finais diferentes?

Se você descobrisse que tem apenas mais alguns dias de vida, do que se arrependeria?

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , ,