Home » Sonhos » 5 passos para alcançar seus sonhos

5 passos para alcançar seus sonhos

Na última semana, quantas horas você “gastou” com atividades que te aproximaram do seu sonho? A maioria das pessoas pra quem pergunto isso responde: “zero”. Que tal, então, começar com estes 5 passos para alcançar seus sonhos?

passo-para-sonho

No post anterior fiz uma pequena análise sobre como sonhar como os grandes, e alcançar o que eles alcançaram. Não basta, no entanto, sonhar, você tem que agir! Conheça a seguir 5 passos de alto impacto que irão definitivamente te levar mais perto de seus sonhos.

1. Escreva seu sonho

Como já coloquei em outro post (6 Razões para você escrever seu blog), escrever organiza os pensamentos e os transforma em algo concreto. Comece, então, escrevendo com o maior nível de detalhes possível o sonho que você quer realizar. Escreva as razões de porque alcançar o sonho vai te fazer feliz e o que você vai perder se não alcançá-lo. Adicione ao seu documento fotos que representem você alcançando seu sonho (nossa mente trabalha melhor com visualizações).

2. Transforme-o em uma meta

Adicione uma data limite para seu sonho se transformar em meta. Querer perder 10kg, por exemplo, é algo muito abstrato. O simples fato de querer algo não traz a “urgência” que existe quando você desejou aquilo. Defina uma data e transforme seu sonho em meta: “Quero perder 10kg até o dia 31 de dezembro de 2013”. É a data limite que vai fazer com que você realmente passe à ação.

3. Mantenha o foco

O mais difícil em atingir um sonho é que normalmente ele leva de meses a anos para ser alcançado, exigindo motivação e disciplina durante todo este tempo.

Para manter o foco, a motivação e a disciplina, é necessário ter o sonho sempre ativo na mente. Resuma o documento criado no passo 1, adicione algumas fotos, imprima-o e deixe-o em sua cômoda. Leia este resumo todo dia antes de dormir e ao acordar. Imagine-se como se já tivesse alcançado seu sonho, visualize a si mesmo feliz por ter chegado lá. Curta este sentimento!

4. Acredite

Aproveite a leitura diária de seu sonho para ter certeza que você acredita que é possível alcança-lo, que você consegue. Haverá dias em que você irá simplesmente pensar que tudo aquilo é impossível, uma besteira, e que você nunca vai conseguir alcançar. Identifique este pensamento, analise a razão pela qual você está pensando assim e transforme o pensamento em algo positivo.

“Informe” ao seu subconsciente que você acredita no seu sonho, imagine-o se realizando, e as suas emoções e ações de quando ele estiver realizado. Acredite no seu sonho. Este é um trabalho psicológico que pode levar mais tempo no começo, mas que vai ficando mais fácil com o tempo.

5. Analise periodicamente

Aqui você deve definir as ações que você sabe hoje que podem te levar na direção do seu sonho. Se seu sonho é crescer na sua carreira, talvez os primeiros passos incluam descobrir quais cursos podem te ajudar. Veja que, por mais que você não conheça todo o caminho, você consegue sempre definir ações na direção dele.

Conforme você for trilhando o caminho, outras ações irão aparecer (como novos contatos, conhecimento de novos cursos, oportunidades na própria empresa). Como você está se mantendo focado, o seu sonho está sempre bem claro na sua mente. Isso fará com que você passe a ver as oportunidades (que sempre estiveram ali e você não dava atenção). Funciona como se você quisesse comprar um Gol branco: de repente tudo o que você vê na rua são Gols brancos (eles já estavam ali, você que não dava atenção para eles).

Além de definir os próximos passos, você deve também analisar como você está no processo para chegar ao seu sonho. Exemplo: “já perdi 2kg dos 10kgs!” ou “já guardei R$20.000 dos R$60.000 que preciso!”. Acompanhar o processo se encaminhando na direção do seu sonho é uma atividade muito importante para você entender se está no caminho certo ou se tem que se redirecionar. Além disso, saber que se está avançando é uma grande fonte de motivação.

Esta análise deve ser feita periodicamente, podendo ser semanal (para objetivos de mais curto prazo), mensal, trimestral ou até anual (para objetivos de mais longo prazo).

 

Mexa-se: defina agora um sonho de curto prazo (1 ano?), trabalhe com os passos acima e veja a diferença acontecer. Quando você já estiver se adaptado, sonhe alto e alcance o que quiser!

Quais outras passos você conhece e que já te ajudaram a alcançar seu sonho? Comente!

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , , , ,