Home » Sonhos » 6 razões de porque ajudar os outros faz parte do sucesso

6 razões de porque ajudar os outros faz parte do sucesso

Muitos dizem que ajudar os outros é importante. Saia do superficial, entenda porque isso pode realmente fazer a diferença na sua vida!

ajudar os outros faz parte do sucesso

Filantropia, caridade, altruísmo, doação, dízimo… Cada vez mais pessoas percebem que ajudar o outro é parte fundamental no caminho para a realização de vida. Veja a seguir 6 razões de porque isso é verdade!

1. Significado

É muito interessante perceber como os grandes empresários, quando alcançam certo nível financeiro, passam a doar mais, a se dedicar mais a instituições de caridade, a se dedicar mais aos outros. Acredito que, quando chegam lá, percebem que aquele objetivo, por si só, não os realizou de verdade e passam, então, a procurar o sucesso em outro lugar, através de uma realização pessoal mais profunda.

Bill Clinton, Jorge Paulo Lemann e Bill Gates são alguns dos exemplos de empresários que, após o sucesso, alteraram o foco de suas vidas para, na busca de fazer a diferença, deixar um legado e garantir que não estão no mundo à toa. Acreditam que o sucesso está intimamente relacionado ao significado de suas vidas.

2. Autoconfiança

Acredito que cada pessoa tem dentro de si uma “chama interna do bem”. Essa chama é o que te faz sentir-se triste quando vê alguém mal e o que te faz querer ajudar aqueles que precisam de ajuda.

Ajudar alguém significa saciar sua “chama interna do bem”, significa fazer parte, completar, ir onde o outro poderia ter dificuldade de ir sozinho. Ao fazer isso você é nutrido pelo sentimento de que é capaz, competente. Ajudar o outro nos enche o peito, faz com que nos sintamos bem e aumenta a nossa autoconfiança!

3. Tire o foco de seus problemas

Ajudar os outros é uma ferramenta muito eficiente para deixar de enaltecer seus próprios problemas. Ao focar no problema do outro, você abre a cabeça pro mundo, livra-se do seu próprio “mundinho” fechado e individualista.

Conheço pessoas que vivem fazendo a famosa “tempestade em copo d’água” com os pequenos problemas do dia a dia. Uma boa forma de evitar isso é ajudar quem realmente precisa, pois você passa a ter um referencial para comparar problemas reais, como por exemplo passar fome, e as pequenas chateações diárias, como uma unha quebrada.

4. Ação e reação

O que vai, vem. Nós engenheiros conhecemos muito bem a terceira lei de Newton, da “ação e reação”: se você empurra será empurrado de volta. O universo, quanticamente falando, é simplesmente um conjunto de moléculas conectadas. Estamos todos 100% ligados uns aos outros.

Tanto espiritualmente como fisicamente, a frase é a mesma: tudo o que você faz volta para você. Assim, faça o bem aos outros, para receber o bem de volta.

5. Seja a mudança que deseja para o mundo

Você conhece a história do passarinho na floresta em chamas (LINK). Se todos fizessem o que o passarinho faz, o fogo seria apagado. No entanto, é mais fácil seguir a manada do que ir contra a maré.

O espírito daquele que alcança o sucesso é como o do passarinho, que faz a sua parte e inspira os outros a fazer o mesmo. Esse é o melhor líder.

Como dizia Ghandi: “Seja você a mudança que quer ver no mundo”.

6. Garanta seu “depois”

Independente de religião, a maioria de nós, seres humanos, acreditamos que existe algo depois da vida na Terra. As religiões podem discordar do que consiste essa vida extramundana, mas todas concordam que nossos atos hoje estão associados de alguma forma a esse “depois”.

Citando Madre Tereza de Calcutá:

“Dê ao mundo o melhor de você,
Mas isso pode nunca ser o bastante…
Dê o melhor assim mesmo.
E veja você que, no final das contas,
É entre você e Deus…
Nunca será entre você e eles!”

Ajude com dinheiro, com seu tempo, com amor, com alegria, com sorrisos, com seus talentos! Comece em casa e expanda essa ajuda para a sua comunidade e para o mundo. Dê um significado para sua vida! No caminho para o sucesso, você estará criando um mundo melhor, se tornando uma pessoa melhor e garantindo um “depois” melhor!

E porque você ajuda os outros?

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , , ,