Home » Sonhos » 7 passos para que os próximos 12 meses sejam melhores que os últimos!

7 passos para que os próximos 12 meses sejam melhores que os últimos!

Progredir é fazer o amanhã melhor que o ontem!

próximos 12 meses

Recentemente escrevi um post sobre os 5 maiores arrependimentos de pessoas que se encontravam em seu leito de morte. Ao descobrir que estavam próximas do fim, elas se viram forçadas a refletir sobre o que fizeram (ou não) da vida. O arrependimento vinha com um sentimento de tristeza por não terem mais tempo suficiente para reverter certas atitudes.

Mas, e se você decidisse fazer essa reflexão com tempo suficiente para mudar? E se você analisasse como foram seus últimos 12 meses com relação a sua profissão, sua saúde, sua família, suas amizades…?

Uma avaliação do último ano permitirá verificar não só se está avançando na vida, mas também como isso está acontecendo, ou “em troca de que” (família, amigos, saúde, etc). Suas ações nos últimos 12 meses foram baseadas em decisões que podem ser revistas e mudadas caso não estejam gerando o efeito desejado.

Quanto antes você perceber se o que está fazendo te leva ou não para onde deseja chegar, mais rápido você poderá corrigir o caminho escolhido. Se está estudando para algum concurso público, por exemplo, e não está tendo resultados positivos, então é importante perceber logo que deve alterar a forma como tem estudado. É possível, por exemplo, que o tempo de estudo diário não esteja sendo suficiente.

Existem inclusive casos em que, profissionalmente, a pessoa está indo muito bem, avançando na vida conforme desejado, mas com uma vida familiar caótica. É importante se dar conta disso a tempo de frear e não se arrepender depois.

Como, onde, quando e com quem fazer esse tipo de reflexão?

1. Tranquilidade

É importante escolher um momento e um local onde você não será incomodado, de forma a ter a tranquilidade necessária para refletir.

2. Sonhos, objetivos

Escreva seus principais objetivos de vida, seus sonhos. O primeiro passo para saber o que fazer é entender onde você deseja chegar.

3. Mudanças de objetivos

Avalie o que mudou em seus objetivos de 12 meses pra cá. Se você não se lembra deles é porque, provavelmente, eles não eram relevantes o suficiente.

4. Detalhe o que aconteceu

Coloque no papel o quanto você se aproximou (ou se distanciou) de seus objetivos. Detalhe porque você acha que isso aconteceu, encontre as principais atitudes que te trouxeram até aqui. É muito importante que você seja claro, honesto e sincero consigo mesmo.

5. Considere todas as áreas de sua vida

Avalie como andam hoje as diversas áreas de sua vida. Verifique se os seus objetivos levam essas áreas em consideração:

a) Profissionalmente, você avançou nesse último ano?

b) Como anda sua saúde? Você tem se exercitado? Está comendo bem?

c) Você tem dado a atenção devida à sua família? Seus filhos? Seus pais? Seu cônjuge?

d) Você tem dado atenção ao seu círculo de amizades?

e) Como você está contribuindo para a sociedade da qual faz parte?

f) Você cresceu espiritualmente esse ano?

g) Fez algum curso? Desenvolveu seu potencial?

6. Compartilhe

Ao terminar de escrever, compartilhe o que escreveu com uma pessoa de confiança e peça opiniões a ela. Esteja aberto às sugestões recebidas! Normalmente as opiniões que vêm de fora trazem um ótimo toque de simplicidade e imparcialidade.

7. Mude!

Com uma boa análise dos últimos 12 meses é possível ter uma visão mais precisa de onde você se encontra no momento e do que pode fazer de diferente para obter melhores resultados no próximo ano, vivendo uma vida mais equilibrada e feliz.

Você já fez alguma grande mudança em sua vida que te salvou de anos de arrependimento?

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as