Home » Sonhos » A importância do significado

A importância do significado

Seu significado pessoal pode ser o que te move, ou impede de seguir, na direção de seus sonhos. Coloque significado na sua rotina e viva mais motivado!

a importância do significado

Não conheço ninguém que aceitaria atravessar a cidade de carro, na hora do rush, sem nenhuma razão. No entanto, se tiver um motivo importante, como por exemplo encontrar a pessoa por quem está apaixonado, o trânsito deixa de parecer tão estressante!

Também não conheço quem goste de tomar chuva “de graça”. Já quando existe um significado maior que justifique se molhar, se molhar na chuva passa a não ser mais um grande problema. Basta analisar quantas partidas de futebol param por estar chovendo: quase nenhuma.

E ainda não vi quem escolheria por livre e espontânea vontade passar 8 horas por dia estudando. Existem “concurseiros”, entretanto, que fazem isto inclusive nos finais de semana!

A principal diferença entre as primeiras e as segundas situações de cada exemplo é o significado existente por trás delas. A forma como interpretamos as situações pelas quais passamos está 100% vinculada às razões de estarmos passando por aquilo.

Se tivermos uma boa razão para fazermos o que fazemos, então absorveremos mais facilmente os problemas que surgirem e enfrentaremos com mais ânimo os desafios que aparecerem.

Sonhos, desejos

As metas de longo prazo (=sonhos + datas) demandam determinação, consistência, persistência, resistência, etc. Estas características são essenciais para quem quer vencer o demorado “meio” – aquele período chato entre o começo e o final do caminho para a realização de seus objetivos.

Dependendo do significado pessoal que estiver associado ao seu sonho, você terá mais ou menos dificuldade em garantir tais características. Se você tem o sonho de comprar uma casa grande e seu significado pessoal for algo como “para que os outros vejam como sou bom”, é possível que você tenha mais dificuldade de alcançar sua meta do que a pessoa que tem o sonho de comprar uma casa grande “para os seus filhos”.

Um típico “filhinho de papai”, cheio da grana, estudando para concurso, não tem motivação para estudar mais que algumas horas por dia. Alguém que está procurando uma forma para sustentar sua família, no entanto, possui um significado pessoal muito mais motivador, entrando fácil para o grupo dos que estudam “inclusive nos finais de semana”.

Sem entrar no mérito de um significado ter mais valor que o outro, é fácil perceber que, em ambas as situações, um é mais forte, mais pessoal, mais conectado com o emocional do que o outro.

Sonhos verdadeiramente grandes possuem significados pessoais verdadeiramente fortes!

O dia a dia e as metas a cumprir

O significado pessoal é uma grande base de apoio não somente para os sonhos e desejos pessoais, mas também para as atividades do dia a dia e as metas que você tiver que cumprir.

É possível, por exemplo, que uma meta estabelecida pelo seu chefe não seja relevante o suficiente para você. Ao invés de trabalhar pelo significado pessoal do chefe, você pode associar a meta a um significado pessoal seu, facilitando assim a realização do trabalho.

Imagine que a meta seja realizar 10 atividades “X” até o final do mês. Você pode, por exemplo, transformá-la em: “realizar 11 atividades ‘X’ até o final do mês, visando bater o histórico pessoal de atividades no mês”. Ou as vezes pode associar as atividades a um desenvolvimento pessoal seu, ou ainda a “degraus” para se aproximar de sua promoção…

O importante é criar/encontrar um significado pessoal qualquer que o ajude a realmente querer fazer o que tiver que ser feito. Essa é uma forma bem prática de “não fazer o que gosta, mas gostar do que faz”.

Em quais sonhos, atividades, metas você pode melhor desenvolver seu significado pessoal?

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , ,

Comments are closed.