Home » Sonhos » A verdadeira segurança está no conhecimento!

A verdadeira segurança está no conhecimento!

Se você perdesse seu emprego hoje, estaria preparado para o amanhã?

conhecimento

Para garantir a felicidade no futuro, buscamos o sentimento de segurança, buscamos caminhos que ajudem a nos sentirmos seguros e a experimentarmos a famosa “estabilidade”.

O serviço público é um ótimo modelo de estabilidade que as pessoas procuram. O governo hoje garante que você só será demitido se fizer algo muito errado. Então, se você simplesmente seguir como está, sem fazer muita besteira, terá um futuro seguro, estável.

Um sentimento bem próximo a esse é vivenciado por aqueles que, ao sair da faculdade, encontram um bom emprego e, a partir desse momento, passam a acreditar que, por serem contratados, estão seguros, “protegidos” pela CLT. O mesmo sentimento atinge os investidores que possuem capital aplicado em imóveis ou empresas sólidas.

Esses sentimentos de segurança, contudo, são frágeis pois estão apoiados em bases instáveis, como o emprego ou o próprio dinheiro. Quem garante que a economia vai continuar forte ou que um novo governo não irá mudar as regras? Quem garante que os salários serão sempre corretamente reajustados ou que os imóveis continuarão rendendo bem?

O fim da festa

Em 1929 a queda da bolsa de Nova Iorque acabou com a festa de muitos que achavam ter encontrado “a segurança”. O mesmo aconteceu na virada do milênio, com a “bolha da internet”. Nesses dois casos, ex-milionários se suicidaram após perderem fortunas. Pessoas que se achavam em segurança com seus $10 milhões, viram o dinheiro virar pó de um dia para o outro.

Na década passada a crise financeira do Subprime (crise que começou em 2008 nos EUA) afetou a economia mais “segura” do mundo e desencadeou fortes impactos em toda a economia global, elevando a taxa de desemprego de certos países a níveis nunca vistos antes.

Dando exemplos ainda mais críticos, as guerras mundiais do século passado destruíram a vida de milhões de pessoas que acreditavam estar em segurança.

Até aqui, no nosso quintal, já tivemos mudanças súbitas de regras governamentais que acabaram por desfavorecer a maioria, como, por exemplo, o bloqueio à poupança, realizado pelo então presidente Collor de Mello.

Agarrar-se ao seu emprego com todas as forças como se fosse a coisa mais segura do mundo não é uma boa estratégia. Ao fazer isso você estará simplesmente transferindo a responsabilidade da sua vida ao “dono” do seu cargo. É mais fácil, e tira um grande peso dos ombros, entregar a outro a responsabilidade sobre o seu futuro, mas não é nada inteligente.

A responsabilidade é sua

Em um mundo tão dinâmico e interligado como o que vivemos hoje, é importante estar sempre preparado para se recriar, se renovar. A situação de segurança que o mantém estável hoje pode não existir mais amanhã. E, se isso acontecer, o que você vai fazer?

O mundo pode levar o seu dinheiro, a sua vida boa, pode levar sua tranqüilidade, pode levar seus amigos, seus parentes, pode levar sua segurança. A única coisa que ele não conseguirá tirar de você é o seu conhecimento.

E, em momentos de crise, o conhecimento será sua ferramenta mais útil!

Apoie sua segurança em Deus e no seu desenvolvimento pessoal. Conheça mais sobre o mundo e, principalmente, sobre si mesmo.

Estar preparado para qualquer situação significa ser capaz de tomar a melhor decisão quando for necessário. A forma de tomar cada vez melhores decisões é estar sempre crescendo, aprendendo, conhecendo, buscando ser cada dia melhor.

Quanto mais conhecimento você tiver, melhores serão suas decisões e mais seguro será seu futuro!

 

E então, se você perdesse seu emprego ou o dinheiro acabasse, o que você faria amanhã?

 

 

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as ,
  • Barbie Californiana

    Perder o emprego e ficar sem dinheiro é bem complicado.
    O conhecimento é mesmo o melhor “investimento”, pois ninguém pode tirá-lo de quem o adquiriu. Contudo, pensando agora, cheguei a conclusão de que devemos saber usar o conhecimento adquirido, pois se não soubermos aplicá-lo em um bom plano na nossa vida, para um longo prazo, até uma doença pode levar nosso conhecimento embora.
    Seu texto é muito bom! Parabéns!!!
    Eu viajei nessa reflexão e acho que escrevi demais. rs
    Ps.: Depois de sua pesquisa… Você leu o livro da Poliana? O que achou? abraços

    • http://rafaeldanigno.com.br/ Rafael Danigno de Paula e Silv

      Legal Barbie, realmente sem um bom plano, o conhecimento não será potencializado.
      E não cheguei a ler o livro, só dei uma lida no resumo mesmo.