Home » Sonhos » Abundância ou escassez?

Abundância ou escassez?

Para mudar as atitudes das quais você não gosta, é importante encontrar a raiz dessas atitudes, especialmente se afetam sua busca pela felicidade!

Abundância ou escassez?

Somos comandados pelo nosso subconsciente. Todos os dias tomamos milhões de decisões, inconscientemente, sobre nossas atitudes. Se fossemos parar para pensar em tudo o que vamos fazer a seguir, não faríamos um centésimo do que fazemos em um dia.

A decisão inconsciente está em cada passo dado, em cada marcha do carro trocada, em cada tecla apertada, em cada porção de comida mastigada. Mas ela vai além disso, afetando também decisões mais impactantes como, por exemplo, a forma com que tratamos as pessoas ao nosso redor e a forma com que lidamos com notícias desagradáveis.

A decisão inconsciente é essencial para podermos realizar milhões de atividades em um dia, diversas delas ao mesmo tempo. No entanto, ela é responsável também por todas aquelas atitudes das quais repetidamente nos arrependemos de termos tomado.

É o caso da pessoa que “estoura” em alguma situação, mas sabe que não deveria ter agido assim. E, no entanto, continua sempre “estourando”, por mais que busque conscientemente não agir dessa maneira.

Atitudes como esta, tomadas inconscientemente, na “explosão” do momento, não são simplesmente mudadas. Para alterar uma certa forma inconsciente de agir é importante entender – e influenciar – o seu subconsciente (LINK 44 – Saiba SE liderar).

Escassez

Um grande problema que pode ocorrer quando estamos em busca de nossas realizações está em algumas dessas decisões inconscientes, que nos impedem de seguir o melhor caminho. Muitas delas estão associadas à mentalidade de escassez.

A pessoa com a mentalidade de escassez acredita que não existe o suficiente para todos. Ela enxerga o mundo como uma pizza: se você não pegar logo o seu pedaço, vai ficar sem. É a mentalidade do “cada um por si”, que gera brigas entre amigos, disputas entre colegas, guerras entre países.

As pessoas com essa mentalidade buscam sempre ter mais em detrimento do outro, visando um ganho a qualquer custo, não importando o resultado. O caminho, no final, é um caminho isolado, percorrido sozinho.

No entanto, o caminho do sucesso é essencialmente um caminho a ser percorrido em conjunto. Deus nos colocou neste mundo dependentes de relacionamentos, o que nos torna, portanto, interdependentes. O sucesso é alcançado de verdade quando aceitamos nossa interdependência e potencializamos nossa capacidade trazendo junto conosco os outros (e indo junto com eles também!). (LINK 69 – Abra as portas para alcançar seus sonhos)

E para isto, é importante ter a mentalidade da abundância!

Abundância

Pense no tamanho do universo. Veja a quantidade de estrelas, a quantidade de planetas, a quantidade de sóis, muitos infinitamente maiores que o nosso! Imagine-se olhando lá de longe para esse pequeno planeta Terra, apenas um grão de poeira em meio a tudo o que existe.

Olhe agora na poeira da poeira: nós, seres humanos, ridiculamente pequenos em relação ao tudo! Será que não existe o suficiente para todos nós?

A mentalidade de abundância se baseia em acreditar que sempre existe o suficiente para todos. Acreditar que existem sempre novas oportunidades, que nada é uma “última chance”, ou um “fracasso absoluto”. Esta mentalidade traz a crença de que, se não deu certo agora, tenho ainda muitas chances para acertar!

A pessoa com a mentalidade de abundância não tem problemas em repartir o que tem, em ceder quando necessário, pois acredita realmente que existe o suficiente para todos, reduzindo a pressão e a ansiedade.

Escolha

Viver com o paradigma da escassez te faz querer ganhar dinheiro, poder, sucesso, em detrimento dos outros. Mudar o pensamento para a abundância, ou seja, acreditar que tem sempre muito para todos, faz com que você busque o sucesso levando os outros em consideração, ajudando-os, compartilhando.

Ao invés de ir sozinho, você vai junto. E então, nos momentos de dificuldade (que existirão, com certeza) você terá pessoas que estarão ali para te dar o apoio de que precisa.

A felicidade não está no objetivo, ela faz parte do caminho. A busca pela realização pode te ajudar a compreender como elevar seu nível de felicidade se não for feita a partir de um sentimento de “cada um por si”.

Um caminho egoísta, mesquinho, individualista, pode até te levar a obter grandes resultados, mas não te trará o verdadeiro tesouro da sua busca: a sua felicidade.

 

Se você está em busca dos seus sonhos, adquira a mentalidade da abundância mesmo que ainda não consiga ver claramente todas as oportunidades disponíveis. Como diz o ditado da maçã:

“É possível saber quantas sementes têm dentro de uma maçã, mas você nunca saberá quantas maçãs têm dentro de uma semente!”

E acredite, o melhor ainda está por vir!

Gostou do post? Compartilhe com quem você acredita possa também se beneficiar dele!

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , , ,

Comments are closed.