Home » Sonhos » Comece subindo um degrau por dia!

Comece subindo um degrau por dia!

Para realizar seus sonhos você não precisa iniciar com planos elaborados. Na verdade, para começar, não precisa ter plano nenhum, basta subir um degrau por dia!

um degrau por dia

Um sonho de verdade é algo grande, bem maior que você. E realizar um sonho não é  fácil; se fosse, não seria sonho. A principal definição de sonho, então, é a de algo muito desejável, mas distante e difícil de ser alcançado.

Essa visão sobre sonhos acaba se constituindo em uma das principais dificuldades na busca por realizá-los. Não que ela seja uma visão errada. O problema não está na definição, no entendimento, mas sim em o que é feito a partir daí.

Um caminho difícil, no qual você não sabe muito bem como fazer para passar  por boa parte dele, e ao mesmo tempo longo, que pode levar 10 anos ou mais para ser percorrido, gera naturalmente um sentimento de preguiça, uma vontade incontrolável de procrastinar.

A janela dos seus sonhos

Imagine que você está do lado de fora de um prédio bem alto, com 10 andares. Esse prédio, que não tem escadas nem elevadores, tem uma janela lá no último andar. E é ali, onde parece impossível chegar, que está a realização dos seus sonhos.

Você olha para aquela janela é sabe que não adianta tentar pular para alcançá-la pois ela está muito distante de você. Na verdade, não existe esforço no mundo capaz de levá-lo, como em um passe de mágica, diretamente de onde está até a tão desejada janela

Agora imagine que uma escada com muitos degraus começa a aparecer entre você e a janela. Ela começa a se desenhar logo na frente do seu pé e, conforme você sobe em um degrau, o próximo vai se materializando, e assim, sucessivamente, até lá em cima, na base da janela. Você sabe que a escada está ali, consegue ver o seu contorno, mas é só ao subir cada degrau que ela irá se tornando real.

Esses degraus são como atividades a serem realizadas, atividades estas que o levarão cada vez para mais próximo do seu sonho, um passo por vez.

Agora a distância entre você e os seus sonhos – “sua janela” – já não parece mais tão grande assim. O planejamento do caminho, a divisão da subida em diversos degraus, faz com que seu sonho fique cada vez mais próximo.

E, conforme escrevi em um outro post, é provável que você não conheça hoje todo o caminho, é possível que não saiba ainda como desenhar todos os “degraus” da escada. Isso não deve impedi-lo de  começar a subir e aprender, durante o caminho, o resto do caminho.

Um degrau por dia

Por mais que não exista um grande plano perfeito – ou uma grande e perfeita escada – que o leve aos seus sonhos, você pode fazer algo essencial para alcançar “sua janela”: aproximar-se dela 1 degrau por dia.

Além da distância, o tempo que você levará para alcançar o seu sonho é outro fator que pode ser realmente desestimulante. Uma ótima forma de enfrentar isso é simplesmente adicionar pelo menos 1 atividade no seu dia que o leve para mais próximo dele.

Uma escada com 4.000 degraus pode parecer longa, mas se você tivesse começado a realizar 1 atividade por dia há 10 anos, estaria realizando seu sonho este ano! E isso se, durante o caminho, não tivesse aumentado a quantidade de degraus percorridos por dia!

Minha experiência recente

Não sei quantos passos terei que dar para alcançar os meus sonhos, mas do começo do ano para cá estou 1.600 degraus mais próximo do que quero, tudo isso simplesmente adicionando à minha rotina atividades que me impulsionem na direção que planejei!

Considerando que escrevo isso na semana número 22 do ano, 1.600 atividades significa uma média de 72 por semana, ou 10 por dia.

No começo da minha escada, quando minha vida ainda estava cheia de outras atividades, fui simplesmente adicionando religiosamente 1 tarefa por dia. Conforme fui “subindo os degraus”, consegui reduzir a quantidade dessas antigas atividades, transformando-as em mais degraus diários.

Um grande exemplo foi sair do meu emprego e começar a trabalhar com atividades que me levassem na direção dos meus sonhos. Aos poucos comecei a ser pago para subir meus degraus! J

No início eu tinha em torno de 10 atividades diárias, das quais 9 eram aleatórias e 1 era o degrau que eu adicionava intencionalmente ao meu projeto. Aos poucos, conforme fosse possível, fui transformando as 9 atividades aleatórias em degraus intencionais. Hoje não subo mais 1 degrau por dia, subo 10!

Os 4.000 degraus antes me levariam um pouco mais de 10 anos para subir. Hoje subo 3.650 em apenas 1 ano!

Para conseguir fazer isso foi (e é) essencial me manter organizado e adicionar as tarefas no meu dia durante minha organização semanal.

E tudo começou subindo 1 degrau por dia!

Quantos degraus você subiu essa semana?

Gostou do post? Compartilhe com quem você acredita que também possa se beneficiar dele!

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , ,