Home » Sonhos » Como não desistir nos dias difíceis – parte 2

Como não desistir nos dias difíceis – parte 2

Veja o que realmente significam os dias ruins a partir de uma visão “maior”!

Dias difíceis

Após escrever um post com 4 dicas de como não desistir nos períodos difíceis, encontrei um texto muito interessante (em inglês), de Will Price, que trazia uma visão curiosa sobre os dias difíceis.

Imagine que você seja feliz em seu casamento 90% do tempo e que se sinta realizado com seu trabalho 80% do tempo. São bons números, que trazem apenas uma imagem à mente: “tenho um ótimo emprego e um maravilhoso relacionamento”!

Veja que se transformar os 90% do tempo feliz no casamento em dias do ano, você terá somente 36 dias no ano em que não estará feliz com seu casamento! Ou seja, dos 12 meses do ano, você não estará satisfeito com seu cônjuge em apenas pouco mais  de 1 mês!

Realizando o mesmo cálculo para os 80% do tempo contente com seu trabalho, você não se sentirá realizado em apenas 73 dias do ano! Ou seja, no ano de 12 meses, você não estará feliz com seu emprego por não mais que 2 meses e meio!

Estar satisfeito 80% do tempo significa que toda semana, por pelo menos 1 dia inteiro (segundas-feiras?) você pensa que poderia estar fazendo algo melhor em outro lugar!

Veja que “reclamar da vida” uma vez por semana pode aparentar uma situação ruim; no entanto, ao olhar o outro lado da moeda, que oferece uma visão mais ampla, perceberá que está satisfeito em 80% do tempo!

Sentir-se realizado em 80% ou 90% do tempo é muito bom, e demonstra que na maior parte do tempo você está contente com o que faz! Perceba, no entanto, que ao olhar apenas para o curto prazo do dia a dia, você acaba não levando em consideração a visão global, de longo prazo, que traz a proporção real do que está verdadeiramente acontecendo em sua vida.

Essa visão míope ocorre principalmente por termos todos uma tendência de nos lembrarmos mais dos momentos ruins do que dos momentos bons.

Se não se esforçar, é possível que você transforme alguns dias ruins (que somados chegam a 36 dias no ano, ou 10%) em uma percepção generalista de que sua vida está ruim, com muitos momentos de insatisfação. E isso pode resultar em desânimo e frustração.

Para me ajudar a focar no longo prazo procuro sempre fazer uma revisão da minha semana e mantenho indicadores que me mostram quão perto estou de meus sonhos!

Alguns dias de sua vida simplesmente não serão bons. Aceite e lembre-se disso quando estiver passando por eles! Não se esqueça que, mesmo que você tenha tido mais de 2 meses ruins no ano, o ano ainda foi 80% bom!

Que outros meios você conhece para enfrentar os períodos difíceis? Compartilhe!

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as