Home » Sonhos » Como sonhar como os grandes?

Como sonhar como os grandes?

Como ser o próximo Steve Jobs, Nelson Mandela ou até a próxima Madre Tereza de Calcutá? É importante começar sonhando como eles sonharam!

Mundo nas maos

Recentemente escrevi um post com algumas razões para se começar a sonhar (4 razões para você começar a sonhar). Conforme coloquei neste outro post, sonhar é a faísca de motivação necessária para se alcançar grandes resultados.

Foi sonhando que Steve Jobs fez a Apple ser o que é hoje. Foi sonhando que ele criou o iPod, o iPhone, o iPad… Foi sonhando que Bill Gates criou a Microsoft, Eike Batista chegou aos seus bilhões e Lula à presidência. Foi um sonho que fez Ghandi impactar seu mundo até as últimas consequências. Foi um sonho que moveu Martin Luther King, Nelson Mandela e Madre Tereza de Calcutá.

Todos eles alcançaram resultados incríveis e deixaram sua marca no mundo. Os que ainda estão vivos, com certeza olham para trás e se orgulham de suas ações. Os outros viveram felizes, pois viveram se aproximando cada dia mais de seus sonhos. O que eles fizeram (e fazem) de diferente de outras pessoas?

1. Eles sonharam sem limites

Você acha que algum deles sabia exatamente o caminho que ia ter que trilhar para alcançar o sonho? É claro que não! O sonho, para estas pessoas, não foi limitado pelo “como chegar lá”, mas sim ilimitado por aquilo em que elas acreditavam.

Um sonho sem limites é definido pelo que você busca dentro de você, pelo que sua alma pede, pelo que seus desejos gritam. Não é porque você ainda não sabe como chegar lá que você deve desanimar e desistir deste sonho.

Tentar definir hoje como você irá alcançar seu sonho é limitar o futuro pelo que você sabe no presente! Pense o quanto você ainda irá aprender na jornada em direção ao seu sonho! Você acha que Bill Gates já tinha todo o conhecimento necessário quando começou sua empresa de softwares? É claro que não!

Analise seus sonhos e identifique onde e porque você está se limitando. Digamos que você sonhe em ter 100 mil reais. Este valor é realmente o que você quer ou você está se limitando por não saber como faria para chegar a 1 milhão? A 10 milhões? A 100 milhões!? Não estou dizendo que você tem que ser ganancioso, mas sim que você deve entender o que realmente deseja e o que está te limitando.

Defina seu sonho independente do como. Entenda primeiro o que você quer para a sua vida, entenda seus desejos. Não deixe o presente limitar seu futuro.

2. Eles acreditaram no sonho, sabiam que era possível

É muito importante acreditar no sonho. O time que entra em campo acreditando que vai perder, perde. O que você pode atingir está limitado pelo que você realmente acredita. Henry Ford, um dos maiores visionários de seu tempo, disse uma vez: “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”.

Vamos voltar ao ótimo exemplo dos milhões. Responda honestamente: você acha que pode chegar a ter 10 milhões de reais em alguns anos? Se sua resposta for “não”: parabéns, você é normal! No entanto, você acha que existe alguém lá em cima separando as pessoas em “estas podem ser milionárias e estas não”? É claro que não! Somos nós mesmos que muitas vezes nos colocamos entre estas últimas.

Da mesma forma, quem disse que você não pode ser presidente do Brasil? Dono da próxima multinacional? Ser o próximo Nelson Mandela? Todos temos no subconsciente limitações incríveis que nos atrapalham a viver melhor. Passamos a acreditar apenas no que sabemos fazer agora.

Leia de novo a frase de Henry Ford: “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”. O que podemos alcançar está limitado por aquilo em que acreditamos.

3. Eles não se desviaram do sonho

Os que alcançaram grandes resultados não ficaram pulando de um objetivo para outro conforme o momento. Eles passaram anos buscando um mesmo sonho.

E eles “buscaram” o sonho! Não ficaram parados aguardando o sonho acontecer. Agiram! Diariamente davam passos na direção de seus sonhos, por menores que fossem! Toda jornada começa com um passo, seguido por outro e mais outro.

 

Quais outros pontos você acha que também fizeram a diferença para que grandes ícones conseguissem alcançar o que alcançaram? Comente!

Comente!

Posted in Sonhos
  • http://twitter.com/bcaliforniana Barbie Californiana

    Quando nos movemos em busca de nosso objetivo, ele, certamente, é alcançado. Já ao contrário, o único alcance que atingimos é o da derrota.
    Parabéns pelo texto… ele tem leitura agradável e exemplos com comparações significativas. abraços e lindo final de semana.

    • http://rafaeldanigno.com.br/ Rafael Danigno de Paula e Silv

      Adoro seus feedbacks, Barbie! Abraços e boa semana!

  • http://www.facebook.com/rodrigorocha.santabarbara Rodrigo Rocha Santa Barbara

    Rafa, esses posts seus tem me ensinado bastante. Continue contribuindo.

    • http://rafaeldanigno.com.br/ Rafael Danigno de Paula e Silv

      Ótimo saber disso Rodrigo! Abraços!

  • Pingback: Motivar uma equipe | Rafael Danigno()

  • Pingback: As pessoas de sucesso desistem, sim senhor! | Rafael Danigno()