Home » Sonhos » Contagem regressiva

Contagem regressiva

A contagem regressiva é uma ótima forma de ver o lado positivo das quedas que você terá no caminho para alcançar seus sonhos!

Contagem Regressiva

Imagine que você está estudando para passar em um concurso público específico. Está cansado porque já são 2 anos estudando diariamente, inclusive nos finais de semana, somando em torno de 5.000 horas de estudo.

Até agora você não passou em nenhum concurso e começa a não ver perspectiva de um futuro diferente – parece que não vai passar nunca. Hoje você recebeu mais um resultado negativo, do último concurso, o que te deixou mais pra baixo ainda.

Existe, no entanto, uma variável que você não está levando em consideração: a contagem regressiva. Se seu sonho é realmente significativo para você a contagem regressiva pode ser uma grande aliada.

Contagem regressiva

Imagine que, conseguindo prever o futuro, perceba que está a 3.000 horas de estudo de passar no concurso que deseja. Isso significa que cada hora de estudo realmente te deixa uma hora mais próximo do seu objetivo!

Saber disso não só te ajudaria a persistir, como te deixaria bastante motivado. É possível até que resolva estudar mais que o normal, buscando completar as 3.000 horas em bem menos tempo, talvez em menos de 1 ano!

Interessante observar, no entanto, que apesar do número ser motivador, o que faz a real diferença é compreender que cada ação sua o leva realmente para mais próximo do seu objetivo!

Considere que, ao invés de 3.000, você esteja a 13.000 horas de estudo para realizar o seu sonho. Neste caso, continuar ou não dependeria do quão significativo o seu sonho é para você. No entanto, a importante percepção de que cada hora de estudo te deixa mais próximo do seu objetivo continua idêntica!

As quedas

Agora imagine que, para finalmente atingir seu objetivo, além das 3.000 horas de estudo, você também tenha que falhar em 20 concursos (para, por exemplo, aprender a se acostumar com a tensão da prova).

É óbvio que ao falhar em um concurso você fica triste. Mas, adotando a contagem regressiva, você tem mais um ponto positivo para focar: está 1 concurso mais próximo de seu objetivo! Se antes faltavam 20 concursos, agora faltam 19! Se antes faltavam 20 quedas, agora faltam 19! Se antes faltavam 20 degraus, agora faltam 19!

Veja que ao focar na contagem regressiva você acaba por criar uma grande situação ganha-ganha! Se passar no concurso: sonho alcançado! Se não passar, está um passo mais próximo de passar!

No caminho para realizar seu sonho você certamente passará por diversas quedas. Podem ser concursos mal sucedidos, negócios que não deram certo, pessoas não confiáveis, relacionamentos que não foram pra frente. Todos sabemos que o caminho nunca é linear.

A responsabilidade sobre suas quedas será sempre sua. No entanto, se você estiver há 15 quedas de alcançar seu objetivo, deve ficar feliz de ter passado por mais uma, reduzindo sua contagem regressiva para 14! Se você se arriscar e “cair” as 14 vezes em 2 anos, realizará seu sonho em 2 anos!

Crescimento

Para alcançarmos nossos sonhos, não só temos que construir algo, como temos também que nos construir, nos formar e nos transformar na pessoa capaz de realizar aqueles objetivos. Essa transformação acontece no dia a dia e também tem sua contagem regressiva.

Dizem que aprendemos muito mais com nossos erros do que com nossos acertos. Cada queda então te levará para mais próximo de ser a pessoa que você precisa ser para realizar os seus sonhos.

Se você conseguir enxergar possíveis fracassos do ponto de vista da contagem regressiva, não vai ter queda que irá te segurar, que irá te impedir de continuar, porque a sua visão não estará ali no que aconteceu, seu foco não estará no ponto negativo de ter caído, mas sim no ponto positivo de ter reduzido, mais uma vez, a distância para o seu sonho.

Ao focar na contagem regressiva, viverá constantemente situações ganha-ganha, onde não terá o que perder, já que, no pior dos casos, estará ainda assim se aproximando do seu objetivo!

A quantas quedas você está do seu sonho? Quando foi sua última queda que te fez crescer?

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , ,
  • http://umainteressantevida.blogspot.com.br/ Uma Interessante Vida

    Concordo com sua lógica, Rafael… É uma boa dica!
    Sua reflexão ficou ótima. Abraços e Feliz Ano Novo.
    http://umainteressantevida.blogspot.com.br/

  • Alexandre Alves Porfirio Vieir

    Foi pelo acaso da “angústia de esperar” que encontrei seu Blog. Sou Vestibulando de Medicina e também blogueiro; fiquei muito motivado com seu texto, pois vejo-me bem identificado nele e estou aguardando alguns resultados. Há 4 anos que tenho quedas (contando com esse), já tive algumas reprovações, mas ainda tenho chances. Agradeço-lhe pela iniciativa, é difícil ver a derrota e continuar caminhando atento ao sonho, à força-motriz, pois a cada baixa, há um novo aprendizado e os obstáculos vão ficando para trás. Também trabalho motivando as pessoas à não desistirem no meu Blog, ainda não atingi minhas metas, mas trabalho constantemente para isso, fiz muitos progressos e sinto que meu “tempo de derrotas” está muito próximo de cessar, essa sensação, de tantos obstáculos vencidos, tantas derrotas com um ensinamento diferente, me dão muita força e vontade de persistir até meu nome aparecer na “Lista de Aprovados”. Grande abraço, continue com essa alma iluminada, muito obrigado pelo belo Blog.

    • http://rafaeldanigno.com.br/ Rafael Danigno de Paula e Silv

      Fico muito feilz que tenha gostado, Alexandre. Espero receber notícias suas quando tiver alcançado seu sonho! Abraços!