Home » Sonhos » Do pensamento ao destino

Do pensamento ao destino

“Plante um pensamento, colha uma ação, plante uma ação, colha um hábito, plante um hábito, colha um caráter, plante um caráter, colha um destino.” (Stephen Covey).

Do pensamento ao destino

À primeira vista, não é tão clara a ligação entre nosso pensamento hoje e nosso futuro amanhã. A Teoria do Caos apresenta uma abordagem interessante do chamado Efeito Borboleta, segundo o qual “O bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque”.

Acredito que assim como a borboleta, nossos pensamentos têm o poder de gerar grandes mudanças na nossa vida (e nas dos outros!).

Stephen Covey, escritor do famoso livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, resume em uma inteligente frase o caminho que se inicia no pensamento e acaba no destino: “Plante um pensamento, colha uma ação, plante uma ação, colha um hábito, plante um hábito, colha um caráter, plante um caráter, colha um destino”.

De trás pra frente, gostaria de me aprofundar um pouco mais na frase de Covey:

“(…) plante um caráter, colha um destino.”

O caráter é um conjunto de sentimentos e modos de proceder. Esta frase explica que o que define nosso futuro não é como fazemos uma ou outra coisa, mas sim como lidamos em geral com as circunstâncias da vida.

O caráter é algo que temos dentro de nós e que é responsável por responder automaticamente às mais diversas situações pelas quais passamos. Como o mais comum é que ajamos de forma automática, inconsciente, acionamos o caráter constantemente, permitindo que ele influencie continuamente e consistentemente o nosso futuro.

Não é um pensamento, uma ação ou um hábito que irá te levar ao destino desejado, mas sim seu caráter. Plantar um caráter significa cuidar, entender, dar atenção às suas escolhas automáticas e respostas inconscientes às diversas situações da vida que se apresentam.

“(…) plante um hábito, colha um caráter (…)”

Nossos hábitos em geral são o que moldam nosso caráter. O caráter pode ser entendido como um conjunto de hábitos. A “resposta automática” do caráter é formada pelos hábitos que adotamos nas diversas áreas da nossa vida.

Inconscientemente, a partir dos hábitos que adotamos para lidar com determinadas situações, vamos modelando, no mesmo formato, as respostas automáticas que damos para outras situações que se apresentam em nosso dia a dia , construindo, assim, o “conjunto de sentimentos e modos de proceder” – o caráter –, que irá nos levar ao nosso destino.

“(…) plante uma ação, colha um hábito (…)”

Dizem que para criar um hábito basta agir intencionalmente de uma forma específica por 21 dias. Enquanto aquela ação ainda não é uma resposta automática – um hábito –, é necessário plantá-la conscientemente, ou seja, se forçar a agir de forma intencional, até que se transforme em uma resposta automática, inconsciente.

No fim, para criar um hábito basta evitar o “piloto automático” por um tempo, agindo de forma consciente até fazer com que esta nova forma de agir se torne automática.

“Plante um pensamento, colha uma ação (…)”

E finalmente chegamos ao começo: o pensamento. Para agir de forma intencional e criar um hábito, para desenvolver hábitos que definam um caráter, para ter um caráter que nos leve ao nosso destino, é fundamental começar com o pensamento.

Quanto tempo você dedica a entender seus pensamentos? Quanto tempo dedica a descobrir como alcançar o destino que deseja? E você sabe como seus pensamentos influenciam hoje onde você vai estar amanhã?

Quais ações você quer tomar? Quais hábitos você quer ter? Como você quer que seja seu caráter? Qual é o seu sonhado destino?

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , , , , ,