Home » Sonhos » Empurrado por seus problemas ou conduzido por seus sonhos?

Empurrado por seus problemas ou conduzido por seus sonhos?

Você vai esperar o arrependimento chegar para olhar para trás e descobrir que aquele não era realmente o caminho que queria ter percorrido?

Empurrado por seus problemas ou conduzido por seus sonhos

O Facebook pode ser uma ótima ferramenta para passar o tempo. No entanto, é incontável a quantidade de assuntos inúteis que aparecem diariamente no meu “feed de notícias”.

Apesar disso, tenho recebido cada vez mais textos interessantes, que me fazem refletir. O último que me marcou foi uma frase do grande pensador Ralf Waldo Emerson: “Você é empurrado por seus problemas ou é conduzido por seus sonhos?”.

Prazer x Dor

De acordo com o famoso escritor e palestrante Anthony Robbins, “tudo o que você e eu fazemos ou se deve à nossa necessidade de evitar dor ou ao nosso desejo de obter prazer”. Por mais complexo que possa ser o cenário, no fim das contas, estamos sempre procurando ser felizes.

É fácil fazer a analogia de que quando buscamos evitar a dor, somos empurrados pelos nossos problemas, enquanto que quando buscamos o prazer, somos conduzidos pelos nossos sonhos.

Enquanto algumas de nossas ações relacionam-se apenas à dor ou apenas ao prazer, fato é que em algumas situações encontramos um pouco de cada.

É o caso, por exemplo, do trabalho: você pode estar se esforçando no trabalho para evitar a dor de ser demitido e, ao mesmo, estar se esforçando pelo prazer de uma promoção, de realização e de reconhecimento.

A escolha é sua

Ser conduzido pelos seus sonhos é uma escolha que você faz diariamente. Escolher encarar quase todas as situações com uma visão positiva ou negativa resultará na facilidade (ou dificuldade) do seu caminho.

Existe uma grande diferença entre a motivação de realizar um bom trabalho para não ser demitido e a motivação de realizar um bom trabalho para conseguir uma promoção ou alcançar algum outro objetivo. Não só a motivação muda, mas muda também o resultado alcançado, que será mais satisfatório quando sua busca é positiva.

É muito mais saudável, empolgante e menos estressante agir buscando o lado positivo – o prazer, o sonho – do que ser empurrado pelos seus problemas e, consequentemente, agir evitando o lado negativo – a dor.

Dê poder aos seus sonhos

E é claro: é essencial sonhar. Conforme escrevi acima, direcionar para um lado positivo o foco de suas atividades pode te ajudar no dia a dia. No entanto, são seus sonhos que irão te mostrar se você realmente está fazendo o que é necessário para alcançá-los.

Veja por este ponto de vista: não adianta buscar o lado positivo de trabalhar, procurar se esforçar por razões positivas, se no fim das contas você está trabalhando ali somente por causa do dinheiro. Por mais que você procure olhar pelo lado positivo, uma visão mais ampla da situação lhe mostraria que na verdade você está sendo empurrado pelo problema “falta de dinheiro”.

Antes de entrar no seu dia a dia e buscar a visão positiva das atividades que realiza em sua rotina, é importante se afastar dessa rotina e entender o que te levou para aquele lugar, para aquele trabalho, para aquela situação. É importante identificar onde você quer chegar na vida, quais são os seus sonhos, os seus desejos.

É importante dar poder aos sonhos e aos desejos, colocá-los como prioridade em sua vida. A partir daí, começar fazendo o pouco que você souber que te levará na direção deles, subindo um degrau por dia.

No fim das contas, são seus sonhos que irão te dizer qual caminho na vida você deveria estar seguindo. E então você saberá responder se está sendo conduzido por eles, ou empurrado por seus problemas.

E então, você tem sido conduzido por seus sonhos ou empurrado por seus problemas?

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , ,

Comments are closed.