Home » Sonhos » Escolha como passar para o próximo nível!

Escolha como passar para o próximo nível!

Você pode esperar a vida bater em você para reagir e crescer. Ou pode simplesmente perceber o que é importante e escolher crescer! Essa é a grande diferença entre o agir e o reagir! Ou entre escolher e se submeter!

Escolha

No último post, escrevi sobre dois tipos de crescimento: o passivo, quando a vida te força a crescer, e o ativo, quando você força seu próprio crescimento.

O crescimento passivo ocorre, na maioria das vezes, com o simples passar do tempo, dia após dia, degrau após degrau. As vezes, no entanto, a vida dá um empurrão mais forte, e te coloca em situações, muitas vezes trágicas, que te impulsionam a rapidamente subir diversos degraus de crescimento.

São estas situações que dão sentido ao conhecido dito popular: “só se dá valor quando se perde”. E essa frase é triste, pois mostra uma escolha pobre: não dar atenção às coisas que realmente importam.

Motoqueiro paraplégico

Pense no motoqueiro que adora correr de moto, sentir o poder de voar nos corredores do trânsito, o mais rápido da pista, ganhando de todos na acelerada. Um dia, em uma dessas “corridas”, sofre um acidente e fica paraplégico.

Após vários anos andando de moto, ele finalmente aprendeu que não se deve correr, não se deve ficar brincando por entre os carros, nos corredores. Ele finalmente cresceu, subiu alguns “degraus” de sabedoria. Veja, contudo, que não foi ele a escolher como subir este degrau. A vida escolheu, e ele se submeteu.

Em Brasília, no hospital Sarah Kubitscheck, é possível encontrar diversos exemplos reais da história acima, pessoas que tiveram a “sorte” de não seguirem direto para o cemitério. Infelizmente, mais e mais motoqueiros continuam “voando” diariamente pelas ruas das nossas cidades.

São pessoas que ainda tinham a oportunidade de escolher como passar para o próximo nível, mas que optaram por aguardar, passivamente, em alguma manobra trágica, o ensinamento da vida.

Crescimento forçado

A vida pode “forçar o crescimento” de diversas outras formas, como através da morte de um parente, de uma doença, de um divórcio, de uma quebra financeira…

E, enquanto no caso do motoqueiro, o “crescimento” foi associado apenas ao “aprender a não correr”, o que geralmente ocorre é um crescimento muito mais profundo, como, por exemplo, entender o que realmente importa na vida, desenvolver autoestima e autoconfiança, aprender a escolher ser feliz

No livro “Em Busca de Sentido”, Victor Frankl conta a história de como foi “forçado passivamente a crescer” durante a 2a. Guerra Mundial, como prisioneiro de campos de concentração.

O autor relata alguns casos de pessoas que passaram por outras grandes tragédias pessoais que as forçaram a crescer bastante. Algumas dessas pessoas chegam a sugerir que “sem o sofrimento, o crescimento teria sido impossível”.

Dando sentido ao crescimento

Frankl explica, então, que o que causou a mudança – ou o crescimento – não foi o sofrimento, mas o sentido dado a ele. Através desse sentido, as pessoas encontraram fortes razões para mudar.

Podemos, e devemos, encontrar esse sentido e escolher fazer diferente. Agir! E ter um sonho ajuda muito!

O psiquiatra Luiz Alberto Py explica que “pessoas que passaram por grandes perdas e se reergueram, o fizeram porque tiveram coragem de definir as metas que efetivamente poderiam fazê-las feliz”. Ou seja, foram capazes de escrever os seus sonhos.

Veja que, na história do motoqueiro, a mudança – o crescimento – só aconteceu porque ele passou por uma tragédia que o obrigou a dar atenção para aquele problema. No entanto, assim como foi capaz de crescer a partir da tragédia, poderia ter escolhido proativamente este caminho de crescimento, bastando dar sentido a ele sem precisar antes sofrer as consequências do agir errado.

Agindo

Não é fácil escolher passar para o próximo nível. É algo que necessita de muita automotivação, disciplina e paciência, três características que podem ser desenvolvidas com mais facilidade se a busca pela mudança estiver associada a um sonho pessoal relevante.

Apesar de não ser fácil, escolher crescer ativamente pode ser a diferença entre alcançar seus sonhos ou se arrepender da maneira como viveu.

No vídeo abaixo é possível entender melhor a importância de escolher como, e quando, passar para o próximo nível, ao invés de aguardar que a vida dê aquele forte e trágico empurrão.

Pronto para forçar ativamente algumas mudanças na sua vida? Descubra o que realmente importa, priorize seu tempo, sonhe, seja feliz e viva bem!

Gostou do post? Compartilhe com quem você acredita possa também se beneficiar dele!

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , ,