Home » Sonhos » Indicadores de vida

Indicadores de vida

Sem os indicadores de velocidade, pressão, altitude e direção você nunca levará o avião da sua vida até o aeroporto dos seus sonhos. E o pior é que só vai perceber isso tarde demais.

Indicadores de vida

Em administração aprendemos que raríssimas empresas conseguem atingir seus objetivos sem indicadores. Da mesma forma, para atingirmos nossos objetivos de vida, é essencial termos nosso próprios indicadores.

Indicadores são medições realizadas periodicamente e que mostram o que está acontecendo no campo escolhido. Um avião, por exemplo, possui diversos indicadores para que o piloto saiba exatamente o que está acontecendo e para onde o avião está indo. Sem o indicador de “altitude” o piloto dificilmente tomaria as melhores decisões para assegurar que o avião chegue com segurança ao seu objetivo.

Se você está fazendo uma viagem de 1.000km, pode ter como indicador a distância percorrida. Medindo a quilometragem a cada hora, é possível fazer uma projeção de quando irá chegar ao fim da viagem. Digamos, por exemplo, que, na terceira hora de viagem, você tenha feito os seguintes registros (simplificando os valores):

1 hora: 100km ; 2 horas: 200km ; 3 horas: 300km

É fácil concluir que você deverá levar em torno de 10 horas para alcançar seu objetivo. O mais importante, no entanto, é entender que:

  1. Se sua meta for fazer a viagem em apenas 8 horas, terá que mudar sua estratégia (acelerando, por exemplo).
  2. Se você não estiver medindo, não conseguirá saber quanto tempo levará pra chegar ao seu destino.

Em qual quilômetro você está no processo de alcançar o seu objetivo de vida?

Se você tem lido meu blog sabe o quanto dou valor para objetivos de vida, sonhos, desejos. Acredito realmente que parte da razão de estarmos “aqui” é utilizarmos nosso potencial (nossos “talentos”) da melhor forma possível, e sermos, assim, atraídos quase que “magneticamente” na direção dos nossos sonhos.

O primeiro passo, então, é saber onde você quer chegar, qual o destino de sua viagem, qual o seu objetivo. Tendo isso bem definido, é importante verificar em qual quilômetro você está na  jornada da sua vida.

Imagine que, no caminho para seus objetivos, uma de suas metas seja ter escrito e publicado um livro em 24 meses. Sem indicadores será difícil perceber se você deveria estar se esforçando mais para atingir esse objetivo. Apenas como exemplo, considere que você irá levar 4 meses para encontrar uma editora que publique seu livro e mais 4 meses para realmente publicá-lo. Isso significa que você deve ter seu livro pronto em 24 – 8 = 16 meses. Se seu livro for ter aproximadamente 800 páginas você precisará escrever 50 páginas por mês nos próximos 16 meses para alcançar sua meta.

Com um Gráfico de Acompanhamento, você consegue saber exatamente como está o direcionamento do seu objetivo, anotando mensalmente a quantidade de páginas que já escreveu.

Todo final de ano muitas pessoas fazem diversos planos para o ano seguinte. O problema desses planos é que ficam ali, na vontade inicial, na primeira fagulha. Sem saberem exatamente como está o andamento dessa “viagem”, apenas em dezembro do ano seguinte percebem que a “viagem” não saiu dos primeiros quilômetros. E aí, automaticamente, fazem novos planos (ou seriam os mesmos?) para o próximo ano.

Seu objetivo pode ser ter um certo salário, perder peso, comprar uma casa, fazer uma viagem, trabalhar menos, trabalhar mais, mudar de cidade, mudar de emprego, ser mais paciente, aprender algo novo, conhecer pessoas novas, melhorar seu networking, passar em concurso público,ajudar um grande número de pessoas, ou qualquer outra coisa.  Defina sua estratégia, escreva seus indicadores, monte seu Gráfico de Acompanhamento e entenda o que é realmente necessário para alcançar seus objetivos!

Quais são os seus próximos planos? E quais indicadores o ajudarão a chegar lá?

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , ,