Home » Sonhos » Não doe seu tempo, doe seus talentos!

Não doe seu tempo, doe seus talentos!

Ajudar os outros faz parte do caminho para o sucesso. Não faça disto um sacrifício, mas sim uma realização!

doe talento

Em outro post falei sobre porque ajudar os outros pode ser importante no caminho em direção ao sucesso. No entanto, quando pensamos em “ajudar”, não nos preocupamos especificamente com o que fazer, simplesmente encontramos qualquer forma de ajudar.

O que acontece normalmente é que conhecemos alguém que ajuda uma creche, por exemplo, e nos voluntariamos a acompanhar esse alguém nas visitas semanais. O problema de não ser criterioso com o trabalho que será realizado é que a motivação e disciplina inicial podem acabar com o passar do tempo, deixando apenas uma tarefa chata a ser realizada repetidamente.

Existem pessoas inclusive que associam o “ajudar os outros” a um sentimento de sacrifício, e entendem que “não tem problema não gostarem do que estão fazendo, continuarão fazendo o sacrifício em prol da ajuda”.

Acredito que seja importante, e necessário, encontrar uma forma “sustentável” de ajudar os outros, um trabalho que te permita vencer a barreira do pique inicial, um trabalho que não te canse facilmente.

Multiplique seus talentos

Ajudar o outro não precisa ser algo que você não goste de fazer. Na verdade, é importante que seja algo que te faça bem, que te dê alegria e que você saiba fazer com facilidade, que seja um talento seu.

Existe uma parábola muito conhecida chamada “Parábola dos Talentos”. Nesta parábola, os servos são responsabilizados pela multiplicação dos talentos que lhes foi dado pelo mestre. É muito interessante perceber que o sugerido é multiplicar os talentos dos servos, ou seja, os seus pontos fortes, aquilo com que podem ajudar mais.

Durante um tempo ajudei um projeto muito legal chamado “Sonhar Acordado”, onde íamos em creches ajudar e dar alegria a crianças carentes. Era um projeto muito legal em que me lembro de diversos momentos gostosos. No entanto, sempre foi um sacrifício, algo que demandava um esforço grande da minha parte, já que cuidar de crianças não é bem meu forte.

Recentemente resolvi ir atrás de algo em que eu pudesse voltar a doar parte de meu tempo ajudando os outros. O projeto do “Sonhar Acordado” veio à minha cabeça, junto com algumas outras opções. Enquanto decidia, fui convidado pelo movimento da igreja em que participo a auxiliar no desenvolvimento de um seminário de formação de líderes que tem como objetivo formar pessoas que possam liderar (e até desenvolver novos) projetos como o do “Sonhar Acordado”.

Ou seja, o convite era para eu ajudar com algo que adoro fazer, adoro ler, buscar saber mais e escrever sobre. Ajudar com algo que seja um ponto forte meu é completamente motivador. É fácil ter disciplina e dedicar tempo para esse projeto. Como é algo de que gosto e sobre o que tenho bastante conhecimento, não se torna um sacrifício, e sim um prazer.

Facilite sua doação

Não estou dizendo que seja um “mar de rosas”, onde você nunca terá que “se forçar” a ajudar; contudo, se você ajuda com seus pontos fortes, com coisas com as quais tem facilidade, será muito “menos difícil” garantir a disciplina, não desistir, do que em um projeto que demande de você ações que não te realizem.

Assim como na vida profissional, é muito mais fácil e mais gostoso ajudar os outros trabalhando com algo que você ama.

Quando você ajuda com uma ação qualquer, está fazendo algo que qualquer um poderia fazer, qualquer um alcançaria os mesmos resultados. Quando ajuda com seus talentos, com seus pontos fortes, com atividades que você ama e conhece bem, você potencializa sua doação a um nível que poucos conseguiriam chegar e gera resultados muito mais expressivos.

E se realiza!

Doar seus pontos fortes, seu talentos, é levar a doação a sério, é fazer uma diferença real no mundo.

E quais são seus pontos fortes? Como você está hoje multiplicando seus talentos, fazendo a diferença no mundo?

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , , ,