Home » Sonhos » Para crescer, sonhe!

Para crescer, sonhe!

O crescimento verdadeiro ocorre quando enfrentamos nossos medos, nossas fraquezas, nossos defeitos. Mas, para fazer isto, precisamos de uma razão que seja realmente muito forte: nossos sonhos!

Para crescer, sonhe

Ninguém veio a este mundo para ser a mesma pessoa do nascimento à morte. O ser humano tem uma insatisfação inata que o faz estar sempre procurando mais. Este sentimento não está dentro de nós à toa, e é ele que nos impele a crescer, a nos desenvolver, a sermos cada dia melhores que no dia anterior.

A vontade de crescer é o que nos ajuda a viver, a enfrentar os momentos difíceis, a encontrar a tão desejada felicidade.

Crescimento Passivo x Ativo

Acredito que temos na vida dois tipos de crescimento: o crescimento passivo e o crescimento ativo.

O crescimento passivo é aquele no qual você cresce simplesmente por estar vivendo, passando por situações diárias que te levam a aprender o que dá certo e o que não dá. É um crescimento contínuo, natural, essencial e inevitável.

Este crescimento está associado a situações pelas quais você passa sem tê-las conscientemente escolhido. É como quando um parente querido morre e você tem que aprender a lidar com aquilo, tem que crescer, não tem escolha.

Já o crescimento ativo acontece quando você se força a crescer. É um ato absolutamente voluntário! Os estudos são um ótimo exemplo de crescimento ativo, quando você, de certa forma, se “força” a aprender. Crescer ativamente é uma escolha, uma opção. Não é natural e não é inevitável, mas é essencial!

O crescimento ativo, contudo, não acontece apenas nos estudos. Cada vez que você escolhe enfrentar ou viver um desafio, ou superar uma situação na qual não se sinta confortável, você está escolhendo crescer.

Crescimento Ativo x Sonho

Enquanto no caso do crescimento passivo você não tem escolha, no crescimento ativo você decide diariamente se deseja crescer ou não, se deseja colocar-se em situações desconfortáveis nas quais seja forçado a se desenvolver. Diariamente, portanto, você decide se escolhe caminhos que irão te levar a enfrentar os seus medos, ou a caminhos agradáveis, já conhecidos, e que não impactaram muito no seu crescimento.

Pensando racionalmente, só um maluco escolheria situações desconfortáveis e caminhos desagradáveis – a não ser que tenha uma boa razão para isso.

E é aí que entram, perfeitamente, os sonhos, os desejos, as realizações.

Diariamente você escolhe se irá “se forçar” a crescer, ou não. Se tiver um grande objetivo pessoal, ou seja, uma meta essencialmente relevante para você, escolher os caminhos difíceis será apenas um degrau na escada.

Como dizia Henry Ford: “Obstáculos são aquelas coisas horríveis que enxergamos quando tiramos os olhos do nosso objetivo”.

Para crescer ativamente, escolhendo os caminhos difíceis, você deve ter um objetivo no qual focar. E se você tiver esse objetivo, se estiver percorrendo o caminho na direção dos seus sonhos, estará se forçando diariamente a crescer, a aprender, a se desenvolver.

Sonho x Atitude

No MBA que fiz, era possível identificar as pessoas que estavam ali por alguma razão além do simples currículo. Elas não precisavam se forçar a prestar atenção, a fazer as tarefas, a estudar. Elas tinham razões maiores do que simplesmente passar na prova. Elas queriam aprender de verdade. Não, elas tinham que aprender de verdade, não tinham escolha, pois a competência técnica era um degrau essencial no caminho para os seus sonhos.

Já os que estavam fazendo o curso porque o pai achou que era importante, porque a empresa exigiu, ou porque queriam ter o MBA no currículo, sentavam no fundo, não prestavam atenção na matéria, não se interessavam em aprender. Apenas estudavam antes da prova para conseguir a nota 7, que precisavam para passar.

Acredito que sonhar, e perseguir esse sonho, te fará crescer de verdade. Ao fazer isso, os desafios que te aproximam dos seus sonhos não serão mais vistos como situações ruins a serem evitadas ou superadas, mas sim como fases para alcançar algo maior, algo mais significativo, algo verdadeiramente grande: a sua realização!

E na busca pelos seus sonhos o crescimento ativo acontecerá – assim como o passivo –, de forma contínua, natural, essencial e inevitável!

Gostou do post? Compartilhe com quem você acredita possa também se beneficiar dele!

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , ,