Home » Sonhos » Pare de apagar seu futuro

Pare de apagar seu futuro

“Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir” (Steve Jobs).

fita da sua vida

Imagine que sua vida está toda registrada em uma enorme fita de papel. Todos os momentos estão desenhados nessa fita, começando no nascimento, passando por todas as suas realizações, terminando no dia de sua morte.

Ao nascer, sua fita está já desenhada, do início ao fim, com lápis de todas as cores, apresentando suas possibilidades de realizações diversas, aproveitando todos os talentos e oportunidades que uma pessoa pode ter na vida!

Ao olhar lá na frente, você consegue ver todas as realizações que pode alcançar, todos os sonhos que pode realizar, todo o bem que pode fazer para as pessoas próximas e, por que não, para o mundo inteiro!

E então, você começa a viver! E descobre que a fita mostra tudo aquilo que você é capaz de realizar, o seu potencial, onde você pode chegar. Descobre que a concretização dos desenhos na fita depende das suas escolhas diárias, das suas ações, das suas decisões.

Cada decisão ruim apaga e reescreve partes do desenho dali pra frente, deixando-o menos colorido, mais cinza, com menos oportunidades, menos alegrias e menos realizações.

As decisões ruins são aquelas associadas a questões realmente negativas, como preguiça, inveja, injustiça, medo, luxúria, ganância, vaidade, ódio… Decisões baseadas em questões aleatórias não interferem de forma significativa no desenho da sua fita, como, por exemplo, decidir se aceita essa ou aquela proposta de emprego.

Veja bem, é possível que você tenha decidido não fazer uma pós ou um mestrado para poder dedicar mais tempo aos seus filhos. Ótimo! No entanto, se a decisão foi tomada por preguiça, o resultado é bem diferente, e sua fita é redesenhada com menos cores.

O grande problema é deixar a inércia tomar conta de você e não se mexer na direção dos seus sonhos, seja por preguiça, seja por medo, ou por qualquer outra razão negativa. São esses os fatores que acabam por apagar o desenho da sua fita.

A sua fita

Como você imagina que era o desenho da sua fita quando você nasceu? Acredito que Deus não tenha colocado no mundo pessoas com fitas cinzas. A sua devia ter todas as cores existentes e infinitas possibilidades de realizações.

E hoje, como está sua fita? Ainda é tão colorida como no início? Ou está cada vez mais acinzentada?

Nos últimos anos, quantas vezes você deixou de fazer algo por medo do que os outros poderiam pensar? Quantas vezes deixou o medo tomar de você o seu melhor? Quantas vezes deixou de fazer algo por pura preguiça? Quantas vezes deixou seus sonhos para lá “porque davam muito trabalho”?

Pare um pouquinho de ler e pense sobre as questões acima.

O passado é algo que não pode ser mudado, então a sua análise não deve ser feita para “chorar o leite derramado”, mas para reconhecer os padrões que não se deseja repetir. A partir daí, aceite o que já passou e garanta que vai fazer diferente dali pra frente!

O resto da sua fita

O desenho do que já passou está fixo, se tornou história, não vai mais ser mudado. No entanto, o desenho daqui pra frente ainda está lá, baseado na sua capacidade e no seu potencial, apoiado nas decisões certas de enfrentar o medo, a preguiça, a injustiça, etc.

Cada dia que passa e que você não se mexe na direção dos seus objetivos faz com que o desenho do resto da sua fita seja apagado e reescrito mais cinza, com menos realizações e com menos cores.

A decisão, diária, é sua!

Como disse Steve Jobs: “Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”. Qual o próximo futuro que você não vai apagar?

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , ,