Home » Sonhos » Pare de focar no problema

Pare de focar no problema

Ter motivação e disciplina para enfrentar os problemas da vida não é algo difícil. Basta você entender onde está seu foco!

Pare de focar no problema

Recebi recentemente o seguinte e-mail de um leitor do blog:

“(…) trabalhar em uma empresa em que não há elogios por parte do patrão, pode levar à falta de estímulo, não é verdade? Estou há um tempo na empresa e nunca recebi sequer um elogio (do tipo: obrigado pelo serviço prestado ou parabéns, é isso ai); em contrapartida, quando algo não sai do jeito que é pra ser, ’crítica’ é o que não falta (me dá uma raiva!).”

A situação de descontentamento com o chefe não é algo incomum. Conhecemos muitas pessoas que reclamam sempre de como o chefe exige muito, não sabe tratar bem os outros, não sabe reconhecer um trabalho bem feito, etc.

É interessante observar, no entanto, que as pessoas que normalmente se destacam, que caminham na direção do sucesso, não são tão impactadas por tais situações. E a diferença está no significado que elas dão para o que fazem.

Foco no objetivo

Assim como o exemplo relatado pelo leitor, existem diversas outras situações na vida nas quais os problemas nos incomodam. A relevância que damos para esses problemas está diretamente relacionada com o quanto eles conseguem nos afetar.

Se seu foco estiver no problema, ele terá um grande poder sobre você. Se, contudo, você focar na solução, se estiver olhando para o seu objetivo, aquele problema será apenas uma situação temporária, algo que vai passar assim como outras situações difíceis já passaram

Imagine-se em um domingo frio de muita chuva, deitado debaixo do edredom com seu(sua) companheiro(a), vendo um ótimo filme. Se alguém lhe pedisse para correr 10km na rua, naquele frio, debaixo daquele temporal, você provavelmente o ignoraria.

E se, no entanto, a mesma pessoa lhe oferecesse R$10 milhões para fazer isso? Sua resposta mudaria imediatamente! Você pode nunca ter corrido 10km antes, mas de repente você possui motivação e disciplina suficientes para enfrentar essa distância no frio e na chuva!

Nessa nova situação, você passa a ter um objetivo pessoal significativo e usa-o como foco para enfrentar o desafio!

Campos de concentração

Em seu livro “Em Busca de Sentido”, Victor Frankl conta como foi sua experiência vivendo constantemente a beira da morte como prisioneiro dos campos de concentração. Quase todos os problemas que passamos na vida se transformam em pó frente às situações relatadas pelo autor.

No livro, Victor conta que ele e seus colegas enfrentavam os horrores diários focando a mente em como ia ser quando aquilo tudo acabasse e nos entes queridos que iriam encontrar. Os que perdiam essa visão, perdiam o significado da vida, e acabavam morrendo (seja por suicídio ou porque o corpo já não aguentava mais as situações que tinha que enfrentar).

Nesse caso, portanto, a sobrevivência nos campos de concentração estava intimamente ligada ao fato do prisioneiro não focar no problema vivenciado naquele momento.

Objetivo de vida

Quando você tem seu objetivo bem definido e age para caminhar em direção a ele, as dificuldades ficam mais fáceis de serem enfrentadas. E isso foi dito primeiro por um dos grandes empreendedores de todos os tempos, Henry Ford, em uma frase marcante:

“Obstáculos são aquelas coisas horríveis que você vê quando tira os olhos de seu objetivo”

Se você vive sem objetivos, sem sonhos, você passa a depender de estímulos externos sobre os quais não tem controle, como, por exemplo, ser elogiado pelo chefe. Sem ter objetivo para focar, seus olhos focam no problema, focam nos obstáculos, dando-lhes poder.

A vida sem objetivos é muito difícil. Por não ter um significado forte e estável, fixo, que o ajude a enfrentar os piores problemas, você passa a viver em função da flutuação dos sentimentos externos. Não existem razões internas que o façam enfrentar grandes desafios, e você passa a reclamar mais dos problemas da vida (que adquirem dimensões enormes).

Se, no entanto, você possui um significado interno, um sonho, um objetivo, e realiza tarefas diárias para caminhar em direção a ele, o simples fato de estar cada dia mais próximo já é um grande reconhecimento interno, uma grande fonte de motivação para enfrentar os desafios que a vida te apresenta!

Conclusão

“Caro leitor, se estar nessa empresa é algo que te ajuda a alcançar seus sonhos, foque nestes, de forma a desviar sua visão do ‘obstáculo’. Se isso for te ajudar a alcançar suas realizações, aprenda a lidar com a situação do seu chefe e procure suas motivações internas.

Se, no entanto, seu trabalho ali não estiver te levando em direção aos seus sonhos, desenhe o caminho que irá fazer isso, e saia dali o mais rápido possível! Não pelo seu chefe, mas por você!”

 

Você tem caminhado na direção de seus objetivos? Você tem de forma clara (e escrita!) a descrição dos seus desejos, do que é realmente importante para você? Onde está seu foco: nos obstáculos, nos problemas, nas dificuldades? Ou está focando nos seus sonhos?

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , , ,