Home » Sonhos » Prazer, esse é você

Prazer, esse é você

Entenda porque é importante investir seu tempo em descobrir seus pontos fortes e seus pontos fracos para ser mais feliz!

Prazer, esse é você

Considero como parte importante do meu trabalho conhecer muito bem as pessoas que trabalham comigo. Tento sempre entender o quanto cada um conhece de seus pontos fortes e de seus pontos fracos. O que venho descobrindo é que poucos dão atenção a essa questão, poucos realmente conhecem a própria força e a própria fraqueza.

Se alguém te perguntasse sobre seus pontos fortes e seus pontos fracos, você teria uma resposta profunda e bem analisada para dar? Teria algo superficial a dizer? Ou estaria pensando sobre o assunto pela primeira vez na vida?

Conhecer seus pontos fortes e pontos fracos está profundamente relacionado à qualidade de vida. Está relacionado a um bom desempenho profissional. Está relacionado a fazer boas escolhas.

Somente conhecendo bem seus pontos fortes, poderá tomar decisões que o levem a utilizá-los cada vez mais em sua vida. Para quem conhece a “Parábola dos Talentos”, cada ponto forte ignorado é como um talento “esquecido” no bolso.

Somente conhecendo bem seus pontos fracos você poderá aprender a contorná-los no dia-a-dia, se preparando melhor para situações em eles forem necessários. Somente conhecendo os pontos fracos você poderá, talvez, se direcionar cada vez mais para longe deles!

Foque nos pontos fortes

Alguns bons escritores (Marcus Buckingham e Curt Coffman em “Quebre todas as regras”, por exemplo) indicam, a partir de certos estudos, que é mais proveitoso e mais produtivo investir tempo desenvolvendo seus pontos fortes do que gastar tempo tentando melhorar seus pontos fracos. Aprenda a lidar com os pontos fracos e a compensá-los (compenso minha péssima memória utilizando a “Central de Tarefas”, por exemplo).

Se na maior parte do seu dia você trabalha com seus pontos fortes, aprende mais rápido e desempenha suas atividades acima da média esperada. Ao utilizar seus pontos fortes você se destaca, executa trabalhos de forma diferenciada, com maestria, não necessita muito esforço para atingir resultados excelentes, já que eles vêm com naturalidade. Por se destacar com facilidade, trabalha motivado, o tempo voa, se empolga mais e se frustra menos.

Focando nos seus pontos fortes, suas chances de sucesso aumentam exponencialmente!

Pontos fracos são desmotivantes

Ao contrário, se a atividade que você desempenha faz uso constante de algum ponto fraco seu, é bem provável que fique estressado com facilidade. Um ponto fraco te coloca abaixo da média. É muito desmotivador se esforçar muito para conseguir resultados iguais ou piores que a média.

Sem conhecer bem os seus pontos fracos, é possível, e até provável, que caminhe na direção deles sem estar consciente disso. É possível que a vida esteja “um saco” e você não consiga decifrar exatamente o por quê. É possível que acredite não conseguir fazer as coisas direito, que é pior que os outros, que é “burro”, “lento”, enquanto, na verdade, o problema pode ser outro: o seu trabalho pode estar, simplesmente, muito dependente dos seus pontos fracos.

Por alguma (boa) razão Deus me deu um talento com números. Mesmo quando não entendo algo relacionado a números, amo aprender mais sobre aquilo. Posso passar finais de semana montando e analisando planilhas, fluxo de caixa, capital de giro, resultados… Tenho, no entanto, uma grande dificuldade com aptidão musical. Tentei fazer aula de canto durante um tempo e gosto de dizer (sem grandes exageros) que minha professora desistiu de mim. :)

É apenas conhecendo meus pontos fortes e meus pontos fracos que consigo admitir com tranquilidade que sou ruim em algumas coisas, pois sei que meu equilíbrio me faz ser bom em outras. Somente conhecendo meus pontos fortes e meus pontos fracos, posso definir muito bem qual direção quero seguir e por onde quero passar para chegar lá. É conhecendo meus pontos fortes e meus pontos fracos que vou alcançar meus sonhos.

Se questione!

Qual atividade é difícil, te frustra e te estressa toda vez que você tem que executá-la? No que você se acha pior que os outros? E o que você normalmente faz melhor que a maioria? Com o que você tem facilidade? O que faz seus olhos brilharem? O que te faz não ver o tempo passar?

Procure dentro de você as melhores respostas para as questões acima, aprofunde-se, escreva, detalhe, pergunte a alguém em quem confie, invista um tempo em se conhecer. Entenda seus pontos fortes e seus pontos fracos e direcione sua vida para o que for te fazer mais feliz. SONHE!

E agora, qual o seu próximo passo?

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , ,