Home » Sonhos » Viva pelo lado positivo da moeda

Viva pelo lado positivo da moeda

A felicidade não está no objetivo, mas no caminho. É no dia a dia que você deve escolher ser feliz, focando sempre no lado positivo!

Viva pelo lado positivo

Sonhar é desenhar um caminho, ter um norte na sua vida, uma fonte de motivação e disciplina. No entanto, não é alcançar seu sonho que te fará feliz, mas sim percorrer o caminho em direção a ele. É na rotina do dia a dia que a felicidade deve ser alcançada.

A vida te leva todo dia para diversas situações diferentes. Você acorda com um plano mais ou menos desenhado, mas sabe que o dia a dia é cheio de pequenas (e às vezes grandes) surpresas. Temos a tendência de classificar cada situação nova que surge como  “algo bom que aconteceu” ou “algo ruim que aconteceu”.

No entanto, assim como a moeda, toda história tem dois lados: o lado bom e o lado ruim. Se analisar melhor, você pode sempre encontrar o lado bom das coisas ruins, assim como o lado ruim das coisas boas. Sua vida será muito mais fácil, e você mais feliz, se procurar focar sempre no lado bom de tudo que lhe acontece.

Observe, por exemplo, o caso de alguém que foi demitido. Essa pessoa pode focar no lado negativo de não ter dado certo, de ter feito algo errado, de estar sem emprego, sem salário. Ou pode focar no lado positivo, ou seja, a chance de ir atrás de algo de que realmente goste, de ter tempo livre para estudar para concurso ou até de ter finalmente a oportunidade de se tornar um empreendedor, abrindo seu próprio negócio!

Veja que a situação não muda; o que muda é a forma como você olha para ela. E esse olhar faz toda a diferença.

Os planos mudam, os sonhos mudam, você muda. No pior dos casos, se não conseguir tirar muita coisa positiva da situação, enxergue sempre a vantagem do crescimento e desenvolvimento pessoal que advém de cada dificuldade enfrentada na vida! Dizem que aprendemos e evoluímos muito mais nos momentos de dificuldade, nos erros, nas quedas, do que quando está tudo bem.

As famosas “linhas tortas”

Sempre morri de medo de “ser reprovado” em alguma matéria na escola ou na universidade. No final da minha graduação, fui reprovado pela primeira vez na vida, na matéria “Projeto de Graduação 1”. Lembro-me de ter ficado indignado, pois era uma matéria “irreprovável”, já que se tratava apenas de uma preparação para a última matéria do curso “Projeto de Graduação 2”, onde finalizávamos o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

No entanto, ter sido reprovado nessa matéria foi a principal e essencial razão para eu passar quase 1 ano trabalhando na Alemanha, em uma empresa multinacional americana, vivendo uma das experiências mais ricas da minha vida.

Vivenciei, ainda, vários relacionamentos amorosos que não deram certo. Apesar de ter ficado chateado em diversos “fins de namoro”, eles foram fundamentais para eu estar hoje casado com minha esposa!

Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas. Na verdade acredito muito mais que as linhas são retas, nós é que ainda não aprendemos a ler direito.

É possível que você tenha sido demitido, ou que seu relacionamento tenha acabado, ou que tenha ficado doente e não tenha podido viajar, ou que não tenha passado naquele concurso… Relaxe. Olhe o lado positivo da moeda, procure entender quais são as coisas boas que pode tirar da situação.

Você terá mais tempo disponível para se preparar melhor para outro concurso, ou estará livre para conhecer a pessoa com quem você vai realmente ficar junto pro resto da vida, ou terá a oportunidade de escolher um emprego que realmente se encaixe nos seus sonhos, ou até de empreender!

Não deixe de aprender

Olhar o lado positivo não significa ficar “justificando” seus erros. É importante entender onde você falhou, aprender com seu erro e procurar não errar mais. Conheço pessoas que ficam se enganando, achando que está tudo bem quando, na verdade, deveriam agir para aprender e corrigir falhas pessoais.

Olhar o lado positivo significa olhar com sobriedade a situação, aprender com ela e focar no que se pode fazer (e no que pode acontecer) de bom a partir dali.

Nada é “completamente ruim”. Se é fácil focar no lado positivo de bons acontecimentos, se esforce, treine para focar também no lado positivo dos “não tão bons acontecimentos”.

Sonhe, seja feliz e viva bem!

Reflita: em qual lado da moeda está seu foco? Pergunte para pessoas de confiança e, se necessário, mude seu foco! E compartilhe sua experiência! 

Comente!

Posted in Sonhos and tagged as , , ,

Comments are closed.